A HISTORIA E CRIAÇÃO DO COMPUTADOR
Por: b.barcellos22 • 5/8/2016 • Artigo • 6.720 Palavras (27 Páginas) • 209 Visualizações
RESUMO
O direito, a tecnologia e a internet são a sombra da sociedade, há muito que se falar quando relacionamos esse três módulos com globalização avançada. Conforme segue o avanço global, surge também uma grande necessidade de o Direito também evoluir para que se garanta a ordem nas relações. Com o grande avanço tecnológico, nos tempos de hoje, vemos, no mundo virtual, um cenário de condutas danosas havendo a necessidade de normas especificas vindas do ordenamento jurídico para lidar com cada situação. A procura de uma forma eficaz para evitar a incidência desse tipo de conduta ilícita vem sendo cada vez mais pautada no âmbito jurídico, a falta de uma norma especifica e eficiente frente à dificuldade de retorno do estado para essa questão. O presente trabalho versa sobre algumas dessas questões, para ser mais preciso, o trabalho, versa sobre os crimes virtuais, formas de analise, autoria, legislação, peculiaridades e afins. Serão utilizados, ao longo do trabalho, termos típicos de usuários do ambiente cibernético a fim de passar ao leitor um melhor conhecimento e entendimento.
Palavras-chave: Direito, Crimes Cibernéticos, Ambiente Virtual, Tecnologia, Globalização, Internet, Crimes, Ciberespaço.
Abstract
The right technology and the internet are the shadow of society, there is much to talk about when we relate this three modules with advanced globalization. As it follows the overall progress also comes a great need for the law evolve in order to guarantee the order in relations. With the great technological advances in today's times, we see, in the virtual world, a scenario of harmful behaviors with the need for specific rules coming from the legal system to deal with each situation. The search for an effective way to prevent the incidence of this type of unlawful conduct has been increasingly guided in the legal framework, the lack of a standard specifies and efficient front of the difficulty of returning the state for that matter. This paper discusses some of these issues, to be more precise, the work deals with the virtual crimes, forms of analysis, authorship, legislation, peculiarities and the like. They will be used throughout the work, typical terms of users of cyber environment in order to pass the reader a better knowledge and understanding.
Keywords: law, Cybercrime, Virtual Environment, Technology, Globalization, Internet, Crime, Cyberspace.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................ 14
1 – HISTORIA E CRIAÇÃO DO COMPUTADOR........................................................ 15
1. 1 - BREVE RELATO SOBRE O SURGIMENTO DA INTERNET................................. 17
2 - CRIMES CIBERNÉTICOS .................................................................................... 21
2.1 - CONCEITOS................................................................................................... 21
2.2 - OS CRIMES MAIS COMUNS NAS REDES SOCIAIS.................................... 24
3 - LEGISLAÇÃO NACIONAL EM RELAÇÃO AOS CRIMES CIBERNÉTICOS .............. 30
3. 1 - LEI N° 12.737/2012 ..................................................................................... 30
5 - PROJETOS E LEIS A RESPEITO DO ASSUNTO.................................................... 34
5. 1 - PROJETO DE LEI N° 84/99 DO SENADOR EDUARDO AZEREDO: AVANÇO OU RETROCESSO?....................................................................................................... 38
5. 2 - PROJETO DE LEI N° 84/99: SOLUÇÃO OU DITADURA MILITAR?................... 39
6 - A COMPETÊNCIA PARA PROCESSAR E JULGAR ESSE TIPO DE CRIME É DE QUEM? .............................................................................................................................. 42
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 44
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................. 45
INTRODUÇÃO
É notório que o avanço a globalização e o avanço da sociedade estreitou os laços entre o homem e o mundo virtual. Colocando assim, diante do homem, uma vida muito mais acessível em todos os âmbitos, bem como, saúde, lazer, educação e afins. A pessoas passaram a trocar o convívio humano por aparelhos eletrônicos e pela internet. Os acessos a internet estão cada vez mais freqüentes tendo em vista que essa conexão não é mais uma peculiaridade apenas do computador. Por esse novo mundo virtual e esse estreitamento nas relações cotidianas é que o direito precisa se corrigir, moldar e inserir nessa realidade dos avanços dessas tecnologias para que dessa forma mantenha protegido cada um de seus usuários contra a qualquer tipo de criminalidade que possa surgir. Crimes já previstos no CP passaram a ter a internet e a tecnologia como aliados, assim como, novas formas de crimes também foram surgindo e surgem cada vez mais. Embora essa seja uma realidade brasileira, a legislação atual ainda carece de normas especificas visando uma penalidade justa para os autores desses delitos. Diante de vários apelos por uma punição mais rígida é que o presente trabalho tem por finalidade deixar claro o conceito destes crimes com a utilização de alguns dos principais autores que discorrem sobre a relação do DP com delitos virtuais utilizando – se de modo dedutivo, pesquisa bibliográfica, constituído de livros e artigos disponíveis na internet. Com o objetivo de resolver a seguinte problemática:
“O que é, quem e de que forma atinge e que vem sendo feito pelo nosso ordenamento para que haja uma resolução?”.
Será exposta a evolução da tecnologia, bem como, do direito digital. Os crimes mais freqüentes, a realidade da atual legislação e quais são os remédios pretensos a serem inseridos no ordenamento. E assim dizendo, quais são as vitimas e autores de tais crimes.
- – HISTÓRIA E CRIAÇÃO DO COMPUTADOR
- – INICIO
Desde os tempos antigos até hoje, o homem sempre busca por mais desenvolvimento e facilidade para tarefas do dia-a-dia e assim foi com o computador. Atividades que antigamente precisavam de bastante esforço e tempo, hoje em dia a fazemos somente com um “clique”. O ingles, Charle Babbage, em 1830, teve a ideia de inventar uma maquina que simulasse o raciocinio humano, foram necessários vários anos para que esse objetivo fosse alcançado. Após esse fato, vários nomes de criadores entraram nesse mesmo ideal, trazendo cada vez mais avanços. E em 1946 foi criado o primeiro computador capaz de executar varias funções, computador este que pesava, por volta de 30 toneladas, uma media de 140 metros quadrados e para trabalhar com ele eram necessárias 5 pessoas. Já em meados de 1968 foi criado um novo computador já com mouse e teclado, avanço esse que chegou as residências entre 1970 e 1980. Após montados, foram criados softwares para que os computadores pudessem operar. Em 1987 foi criado o primeiro computador com mouse e interface gráfica e no ano seguinte foi-se criado o primeiro computador pessoal e assim sucessivamente até chegarmos na tecnologia em que temos acesso hoje.
...