A História se desenvolve num futuro não datado
Por: dinnizraissa • 13/6/2018 • Trabalho acadêmico • 319 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
Nome: Raíssa Diniz
Disciplina: Teoria do Estado
Professora: Cristiane Pimentel
Curso: Direito Turno: Noite
Dirigido por Ramin Bahrani, o filme Fahrenheit 451° é baseado no livro de Ray Bradbury e conta a história de uma sociedade no futuro onde os livros são proibidos e cabe as autoridades descobrir onde estão as bibliotecas clandestinas e por fogo nelas. O título faz referência a temperatura necessária para que o papel pegue fogo, 451ºF o que equivale a aproximadamente 232°C.
A história se desenvolve num futuro não datado, porém pelo contexto é possível perceber que se aproxima da nossa sociedade atual. O personagem principal é um bombeiro, Guy Montag, e nessa realidade os bombeiros não são os que controlam os incêndios mas sim os responsáveis por incendiar as bibliotecas clandestinas. Guy está superconfortável com sua profissão até que alguns acontecimentos o fazem notar que ele vive uma vida vazia e sem sentido, o que o faz mudar de lado na sociedade em vez de ser um agente de manutenção daquela estrutura social ele se torna um rebelde para proteger os livros, pois passou a entender os livros como registros de sentimentos que ele não conhecia e acredita que é isso nos faz humanos.
Não é só mais uma história de governo opressor, o diferencial desta obra é justamente mostrar que foram os próprios cidadãos que abriram mão de sua liberdade em troca de uma sociedade sem conflitos onde vivem pelos prazeres do entretenimento e consumo, estes acreditam que assim estão livres de sentimentos como sofrimento e angustia. Uma sociedade que entende o pensamento crítico como sofrimento, por isso os livros são vistos como um objeto de perturbação social, uma vez que através da leitura somos tirados da zona de conforto e inércia.
...