A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DAS ROTINAS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Por: Karine Vaz • 11/6/2018 • Monografia • 1.773 Palavras (8 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
ANÁPOLIS – GO
2018
JANAILTON REIS SANTOS SILVA [pic 5]
A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DAS ROTINAS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição Faculdade Anhanguera de Anápolis.
Orientador:
ANÁPOLIS - GO
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
5 METODOLOGIA 10
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas as industrias tem apresentado um enorme avanço no que se refere aos seus setores produtivos, com investimentos em maquinário e equipamento de alta tecnologia, desse modo melhorado a capacidade produtiva e dessa maneira também conquistaram maior espaço no mercado, logo isso também impulsionou a competitividade, o que veio a tornar uma necessidade o maior investimento nos setores de manutenção a fim de manter a fábrica funcionando sem interrupções e também uma maneira de conservar seus maquinários e equipamentos.
Desse modo, a indústria tem a necessidade de uma manutenção de qualidade, neste contexto a manutenção realiza suas funções focadas no bom funcionamento e conservação da empresa de modo que isso garanta a qualidade, a produtividade, que observe as normas ambientais e a redução de custos, e ainda contribua para o aumento da qualidade do clima organizacional da empresa.
Os serviços de manutenção são de fundamental importância para que a empresa obtenha bons resultados no mercado, logo é a manutenção a responsável pelo crescimento dos índices positivos de produtividade, e ainda na maior disponibilidade de maquinários em bom estado gerando uma maior redução de cursos. Neste sentido o objetivo do presente trabalho é mostrar como a gestão eficaz de manutenção pode contribuir para a indústria de maneira significativa.
1.1 O PROBLEMA
Como gerenciar a manutenção de máquinas nas indústrias de alta demanda, de forma que não ocorram interrupções, ou situações que atrasem seu funcionamento?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Conhecer as estratégias de gerenciamento da manutenção de máquinas e equipamentos capazes de garantir o pleno funcionamento nas indústrias de grande porte.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Descrever os tipos de manutenção que podem ser aplicados a máquinas e equipamentos nas indústrias;
- Apresentar as vantagens de gerenciar a manutenção de máquinas para prevenir interrupções no funcionamento;
- Demostrar a importância do gerenciamento das rotinas industriais, seus efeitos e benefícios.
3 JUSTIFICATIVA
O presente estudo tem fundamental importância em ser discutido, pois visa uma apresentação de forma mais ampla da importância do gerenciamento das rotinas industriais, seus benefícios e efeitos positivos para a empresa. A manutenção preventiva, com paradas programadas para manutenção, evita os prejuízos, pois interrompe o funcionamento das máquinas entre os lotes de produção. A interrupção por defeitos, por outro lado, surpreende a equipe, gera ociosidade dos trabalhadores e ainda resulta na perda dos insumos em processamento onde esses insumos podem ter custos elevados.
Dessa forma, o campo de trabalho para o engenheiro mecânico nas indústrias é importante, uma vez que por meio do gerenciamento da manutenção todos esses problemas podem ser evitados. A pesquisa, portanto, pretende reunir informações sobre as características de manutenção em setores industriais específicos, os tipos de equipamentos usados e as estratégias de gerenciamento da manutenção que podem ser expandidos.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A manutenção se define por uma série de medidas necessárias a conservação de determinado objeto, na indústria as medidas de manutenção são necessárias para garantir a vida útil satisfatória de seus equipamentos e maquinários, sendo essa uma medida indispensável ao bom funcionamento da empresa. A manutenção é a combinação de ações técnicas e gerenciais, que promovem o bom funcionamento de uma máquina ou equipamento, de maneira que este realize suas funções plenamente. (NBR, 1994).
Desse modo a manutenção são as medidas empregadas na do maquinário, em acordo com as normas aceitáveis. Sendo assim, quando as ações preventivas ocorrem em conjunto com as ações administrativas e as ações técnicas, para prevenir o mau funcionamento ou manter o bom funcionamento de um maquinário ou equipamento, culminam para um bom funcionamento da indústria, sobretudo nas grandes empresas, onde qualquer atraso ou parada, significa prejuízo. (NBR 5462-1994)
Dessa forma, a manutenção, segue todas as normas e medidas afim de assegurar que o maquinário permaneça funcionando com qualidade, para as funções quais foi projetado. Essas medidas surgiram no intuito de evitar a degradação do maquinário suas respectivas instalações, ocasionadas pela má utilização ou pela ação do tempo. A necessidade da manutenção se evidencia por meio de diversos fatores, sendo alguns deles, aparência degradada, perca de desempenho, e parada de funcionamento, dentre outros. (NBR 5462-1994)
...