A Igualdade de Gêneros em busca de dados constantes em dois gêneros
Por: Edina Oliveira • 19/5/2018 • Monografia • 393 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
A Igualdade de Gêneros em trata da busca constante em igualar as relações em dois gêneros, homens e mulheres, que tem por significa que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos e deveres. Também conhecida como igualdade sexual, esta é apontada como base para a estrutura de uma sociedade livre de preconceitos e discriminações. Quando falamos de igualdade de gêneros não podemos esquecer do princípio constitucional da igualdade previsto no Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. No inciso I do mesmo artigo trata da igualdade entre os sexos (igualdade entre gêneros).
O Brasil é um dos países com maior desigualdade entre os gêneros, já que as trabalhadoras brasileiras recebem aproximadamente 27% menos do que os homens que desempenham funções similares. O aspecto profissional é apenas um de vários outros exemplos existentes no país e que fazem com que a desigualdade entre os gêneros continue enorme. Sendo assim as mulheres fazem o mesmo trabalho que os homens, as vezes até melhor, mas por vivemos em uma sociedade patriarcal vemos essa tola diferença.
Podemos notar que a igualdade entre gêneros muitas vezes não se é ensinada na infância já que vemos muitos pais dizerem a seus filhos: “A cor azul é de homem, a rosa é de mulher”. Sendo assim a desigualdade começa dentro de casa na infância, já que muitos crescem com noçoes erradas de superioridade, já que na infância não tiveram as noçoes corretas de como deveriam se portar sobre que homens e mulheres são iguais, e que a única diferença entre eles é devido a sua estrutura física e nada mais.
Igualdade não significa exterminar as diferenças, mas, respeitando-as, garantir igual dignidade e respeito a homens e mulheres. E é justamente a efetividade dessa igualdade material que justifica e legitima políticas diferenciadas para elas, seja em questões trabalhistas, no tocante às políticas públicas de saúde, à situação das penitenciárias femininas .
A chave para uma sociedade completamente igualitária é a implementação de medicas que foquem na igualdade de gêneros e raça, para a conscientização das pessoas sobre a importância da igualdade entre gêneros para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e democrática, deve estar presente desde os primeiros anos de vida da criança.
...