ASSISTENTE SOCIAL: EM BUSCA DE IGUALDADE ENTRE OS IGUAIS
Por: recrisro • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 485 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Renata Cristiane RA
Andreza RA
POLO
Araçatuba – SP
2014
ASSISTENTE SOCIAL: EM BUSCA DE IGUALDADE ENTRE OS IGUAIS.
O Serviço Social é uma profissão que busca diminuir as diferenças sociais.
Um assistente social pautado sempre em uma postura ética tem que se voltar para a diminuição das desigualdades sociais, buscando programas e políticas sociais que insiram a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O trabalho do assistente social tem como objetivo capacitar os indivíduos para viver em sociedade, destacando as potencialidades desses indivíduos para inseri-los em uma sociedade a qual já conquistaram por direito. Visando principalmente defender, ampliar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas públicas.
Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão:
- Redes de serviços sociais do governo
- Hospitais
- Escolas/creches
- Centros de convivência
- Administrações municipais, estaduais e federais
- Serviços de proteção judiciária
- Conselhos de direitos e de gestão
- Movimentos sociais
A profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Serviço Social e seus respectivos Conselhos Regionais.
Para mudarmos a sociedade é fundamental que façamos a nossa parte para promover o ser humano e inseri-lo no meio em que vive, incentivando-o a participar dessa sociedade, assim retirando esse indivíduo da exclusão social, minimizando a fome, doenças, marginalidade e falta de infra estrutura e moradias.
O profissional dessa área, tem como principal objetivo a mudança social, resolução de problemas entre as pessoas e incentivar a capacidade e potencialidades das pessoas para que possam conquistar o seu bem-estar e o da comunidade em que vivem conseguindo assim condições para uma vida mais digna.
O trabalho social tem como objetivo a construção de uma ordem social, política e econômica, juntamente com as proteções: básicas e especiais.
Desde seus primórdios aos dias atuais, a profissão tem se redefinido, considerando sua inserção na realidade social do Brasil, entendendo que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas sequelas da questão social brasileira, que, em outros termos, revela-se nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras. (Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional - COFI – CFESS)
...