A Importância do fato social, para concretização das ciências sociais
Por: richarddobordado • 6/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 690 Palavras (3 Páginas) • 357 Visualizações
1-Qual a importância do fato social, para concretização das ciências sociais?
R: Fatos sociais são valores, normas culturais e as estruturas sociais que transcendem o indivíduo e podem exercer controle sociais, servindo como métodos complementadores de estudo para a sociologia, facilitando de certa forma a ciência com seus padrões.
2-Enquanto ciências sociais, o que aproxima a antropologia da sociologia?
R: Ambas as ciências estudam as formas com que os indivíduos ou seres humanos se relacionam, mas cada uma com seu objeto específico de estudo.
3-Questão de prova: Por que se confunde, positivismo com cientificismo?
R: Na necessidade de estabelecer um padrão para análise da realidade.
4-Questão de prova: Por que a ciência social assume o privilégio na contemporaneidade?
R: O Cientificismo procura ser uma doutrina em que puramente acredita que a ciência é a explicação para todas as respostas. Enquanto o Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana.
5-Como Laplantine apresenta os conflitos decorrentes entre o bom selvagem e o mau civilizado? Como essa categoria se apresenta no nosso cotidiano.
R: O mau civilizado refere-se ao homem branco e sua "superioridade"; o bom selvagem refere-se a visão idealizada do indígena como sempre bem comportado, que não faz guerras, que não prejudica o meio ambiente; o mau civilizado seria o homem que destrói a natureza e prejudica os interesses dos povos indígenas.
6- Como a antropologia pode auxiliar a sua ciência?
R: Com o aprendizado de compreensão de culturas e costumes de uma civilização, aliando esse conhecimento aplicado a determinada ciência.
7-Quais os períodos de evolução da ciência antropológica em busca da definição do seu objeto?
R: Dos séculos XVI-XIX deu-se o período da “Literatura Etnográfica”
No fim do século XIX surge o “Evolucionismo Social” também chamado de “Racismo Científico” ou “Darwinismo Social”. Ainda no século XIX surge a “Escola Sociológica Francesa” onde são definidas as regras do método sociológico (Émille Durkheime) e conceitos como a busca pelo “Fato social total”, as representações coletivas, etc.
No início do século XX o estudo das características sociais e culturais dos povos ganhou o nome de “Antropologia Social” na Inglaterra, “Antropologia Cultural” nos EUA e “Etnologia” na França, chegando ao patamar de disciplina científica autônoma.
Na década de 20, é a vez da corrente teórica do “Funcionalismo” Na década de 30 predomina o “Culturalismo Norte-Americano”
Nos anos 40, surge o “Estruturalismo” Nos anos 60, temos a “Antropologia Interpretativa”.
E, por fim, nos anos 80, a “Antropologia Pós-Moderna” ou “Crítica” com a “politização” da relação “observador-observado”.
8-Como a antropologia atinge a dimensão cientifica no século XIX?
R: Com a publicação de dois livros, A Origem das Espécies, em 1859, e A Descendência do Homem, em 1871, Charles Darwin principia a sistematização da teoria evolucionista. Partindo da discussão trazida à tona por estes pesquisadores, nascia a antropologia física ou biológica.
...