A Maquiavel e as origens do Príncipe
Por: Gabrielle Martins • 1/12/2017 • Resenha • 336 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
1. Maquiavel e as origens do Príncipe
Maquiavel escreveu O Príncipe com o intuito de reconstruir e unificar a Itália. Com o sonho de ver a Itália gloriosa novamente Maquiavel escreveu o seu livro apontando aspectos de liderança, poder e política. Tal estudo mostrou que os líderes são egoístas e ambiciosos, e só não usam a "maldade" quando algo maior(por meio da lei, força ou medo) interfere.
Com o estudo e compreensão do passado Maquiavel acredita ser possível prever o futuro, tanto no Principado quanto na República, assim prevendo o rumo dos acontecimentos.
1.1 Maquiavelismo
Em caso de conflitos o governante deve dispor de meios necessários, ou seja, virtú. O Estado e seus governantes dependem de dois elementos, a justiça que é o "conjunto de instituições mantenedoras e estabilidade social" e as armas, visto que "a soberania política depende de um exército próprio." Maquiavel fez o homem e sua história como objeto de estudos para o seu livro.
1.2 História e Psicologia
Maquiavel parte da necessidade de se estudar a política a partir de dado momento social, com base em fatos sociais concretos, pressupondo apenas a existência do homem e sua história. Por isso, seu pensamento separa duas fases distintas da teoria política, e sua originalidade consiste na descoberta e extensão do campo da política a ação humana global e a todo seu conjunto de relações. (REALE; ANTISERI, 1999).
Não com o intuito de ter um Estado ou sociedade ideal, mas sim observar por dentro como as sociedades políticas se fundam, progridem e caem.
Os fatores humanos e conjunturais que estão presentes nesses processos, são, uma filosofia da história, e a psicologia.
1.3 O Príncipe, a Virtú e a Fortuna
Em seu manual também ensina aos principados novos que o poder dever ser conquistado através das seguintes formas: virtú (dotado de sabedoria e ambição), fortuna (acaso e a sorte acompanhados do governante).
"O Príncipe é uma pessoa, uma figura política, o líder ou condottiere, capaz de articular inteligentemente suas qualidades de atuação e liderança(virtú), aliando-as ás condições sociopolíticas(fortuna) nas quais deve atuar."
...