A Mediação Escolar
Por: Josiana Campos Viana • 26/2/2019 • Monografia • 18.666 Palavras (75 Páginas) • 171 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 11
1.1 Tema 11
1.2 Justificativa 11
1.3 Problema 12
1.4 Hipóteses 12
1.5 Objetivos 13
1.5.1 Objetivo Geral 13
1.5.2 Objetivos Específicos 13
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 15
2.1 Origem da Mediação 15
2.1.2 Conceito de Mediação 17
2.1.3 Mediação x Conciliação 19
2.1.4 Mediação no Contexto Escolar 20
2.1.5 Vantagens da Mediação 22
2.2 O Aumento da Violência Escolar 25
2.2.1 Conflitos Escolares 28
2.2.2 Os objetivos da Mediação na Amenização dos Conflitos 32
2.2.3 A Mediação e a Violência Escolar 34
2.3 Direito à Educação 35
2.3.1 Educação Direito Social 36
2.3.2 Direito à Educação na Constituição 37
2.3.3 Obrigatoriedade Escolar 38
2.4 O Uso da Mediação nas Escolas Públicas 41
2.4.1 Mediação: Instrumento Transformador nas Relações Sociais 43
2.4.2 A Mediação Colaborando Para Mudança de Mentalidade 44
2.4.3 O Papel do Mediador 45
2.4.4 A Mediação como Instrumento de Inclusão Social. 48
3 METODOLOGIA DA PESQUISA 51
3.1 Tipos de pesquisa 51
4 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 53
4.1 Conclusões 53
4.2 Recomendações 57
REFERÊNCIAS 59
1 INTRODUÇÃO
1.1 Tema
Vivencia-se na atualidade um crescente aumento do desrespeito, da impaciência e da violência nas relações interpessoais. Esses conflitos contribuem para o aumento das demandas judiciais. Não só o Poder Judiciário está apto a resolver pendências, como pode ser a última alternativa, pois, hoje, existem métodos eficazes para resolução de conflitos, sendo a mediação, a técnica pacífica que mais gera satisfação entre os envolvidos.
Em virtude disso, a mediação visa capacitar as pessoas na resolução de seus próprios conflitos, promovendo a autonomia no exercício do protagonismo na gestão de suas vidas. Acredita-se que o uso deste método, nas escolas, formará cidadãos mais ponderados, capazes de resolver seus conflitos através do diálogo e, desse modo, contribuir para uma sociedade melhor e mais justa.
Diante do exposto, o tema desta pesquisa é: Mediação Escolar – uma contribuição para a concretização do direito social à educação em toda sua integralidade e completude.
1.2 Justificativa
Sabe-se que, na atualidade, diversas técnicas alternativas de resoluções de conflitos, dentre elas a mediação, têm sido muito utilizadas na busca da resolução de conflitos. Assim, o estudo é relevante, visto que, a resolução de conflitos, na escola, se constitui em um meio, um instrumento para combater a violência. A motivação para este trabalho é decorrente do desejo de transformar o ambiente escolar, minimizando os conflitos, e contribuindo para combater a crescente violência escolar.
Percebe-se que a participação dos alunos no processo de mediação, mesmo quando não se chega a um acordo na questão em pauta, fornece-lhes um modelo de resolução pacífica de conflitos, que pode ser utilizado em outras situações de disputa, substituindo os modelos de competição e agressividade com que, na maioria das vezes, enfrentavam as diferenças.
Neste sentido, este estudo é, também, relevante para o crescimento profissional e pessoal de toda a equipe escolar, uma vez que, até os dias de hoje, vivenciam-se na educação diversos conflitos que nem sempre se solucionam de forma justa, deixando sempre a dúvida do que poderia ser mais eficiente. A mediação, ao longo dos estudos realizados no Curso de Bacharelado em Direito, mostrou-se uma resposta a esta interrogação. Assim sendo, espera-se comprovar que a aplicação deste instituto nas escolas, como prática pontual das mesmas, será agregadora de valor e instrumento de melhoria na qualidade das relações alunos\alunos e alunos\professores, influenciando toda a comunidade na qual estão inseridos.
1.3 Problema
Mediante a um crescente aumento da violência em todos os níveis da sociedade, não se pode negar que a escola é imprescindível para a formação e desenvolvimento humano, já que possibilita a convivência e a socialização. É sabido que, através da Educação, dentro da escola, torna-se possível o acesso à família, e à sociedade dando a oportunidade de conscientizá-las, tornando o espaço escolar ideal para realizar um trabalho de prevenção da violência e conscientização para se formar um mundo mais humano.
A sociedade brasileira busca por meios alternativos de resolução de conflitos e o que vem contribuindo para essa busca é, principalmente, a grave crise que assola o Poder Judiciário. Se esses métodos alternativos fossem trabalhados nas escolas, poderiam contribuir para uma mudança na maneira de pensar dos cidadãos e talvez incrementar sua utilização diminuindo, efetivamente, as demandas judiciais.
Diante do exposto, a presente pesquisa tem como tema a contribuição da Mediação Escolar para a gestão da educação na prevenção da violência, tendo como questão norteadora a seguinte pergunta: é viável a implantação da Mediação Escolar como contribuição à gestão da educação para a prevenção da violência, contribuindo para o desafogamento do Poder Judiciário, bem como para a concretização do direito à educação garantida na Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) de 1988?
...