A Mediação no Ambiente Empresarial
Por: sterprado • 3/12/2018 • Artigo • 449 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
A Mediação no Ambiente Empresal
[pic 1]
Em qualquer meio social existem conflitos, independentemente de sua intensidade ou profundidade relacional. E os conflitos nada mais são que uma incompatibilidade de ideias, condutas e interesses, bem como a dificuldade em lidar com essas diferenças. Os mesmos podem ser notados diariamente na rotina pessoal e a forma como são ou não dirimidos causam impacto nos relacionamentos.
A Mediação, mesmo sendo um método usado desde a antiguidade nas mais diversas negociações, tem ganhado credibilidade e destaque no âmbito jurídico e privado pelos resultados positivos e celeridade na resolução dos conflitos, uma vez que a aceitação do resultado é maior à estabelecida por um terceiro, por proporcionar a construção de um consenso.
Ao restabelecer o diálogo, é possível identificar os reais interesses e valores que se ocultam atrás das posições engessadas de cada indivíduo, viabilizando uma solução adequada e mais satisfatória, transformando o conflito em uma visão positiva. Pois o problema não significa a presença de conflito, mas o que é feito quando aparece e a resposta ofertada.
A Mediação é um método considerado oportuno na resolução de quase todos os tipos de conflitos, visto que emprega a escuta ativa (ouvir com interesse, mesmo que não concorde) e empatia, produzindo uma comunicação assertiva, o que possibilita o acordo e a manutenção das relações interpessoais.
No ambiente empresarial a Mediação também é bem aceita no que se refere a solução de conflitos. O comportamento e as atitudes das pessoas que assumem papéis de liderança nas organizações são essenciais para o processo. As diferenças que surgem no local de trabalho podem se beneficiar da Mediação, caso os envolvidos estejam dispostos a negociar diretamente um com o outro. É indispensável que a empresa forneça os recursos necessários.
A comunicação, quando pensada estrategicamente, provoca comportamentos inovadores, criativos e dinâmicos. Por isso, as organizações precisam de canais de resolução de conflitos, que se não são gerenciados, comprometem o crescimento e a evolução da empresa, criando um círculo vicioso que se autoalimenta, resultando na perda da competitividade, inovação e sobrevivência da mesma.
“A responsabilidade integral pelo aperfeiçoamento da capacidade de comunicação humana está no próprio indivíduo e, sem a sua cooperação decidida e total será impossível seu progresso. ”
Wayne Thompson
...