A Nota Promissória
Por: fatinha.com41 • 25/3/2021 • Resenha • 424 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
Centro Universitário São Francisco de Barreiras – UNIFASB
Fátima Valeria Guedes Oliveira
Turma: DI91M
DISSERTAÇÃO
O filme intitulado “Os treze dias que abalaram o mundo” retrata a crise dos mísseis em Cuba que ocorreu em outubro de 1962, demonstrando como ocorreram as negociações entre os governos estadunidense e soviético para que os mísseis fossem desativados.
Em um patrulhamento de rotina, um dos aviões do governo americano fotografou mísseis balísticos de alcance médio sendo colocado em processo de lançamento em Cuba sob mando da União Soviética. Segundo os estudos americanos, essas armas nucleares tinha a capacidade de matar oitenta milhões de pessoas em cerca de cinco minutos, o que abalou o então presidente John Kennedy.
A fim de que não ocorra o lançamento dos mísseis, o presidente dos Estados Unidos e seus assessores discutem um plano de ação dividindo opiniões. O chefe das forças armadas acredita veemente que houve uma mudança na doutrina soviética para uma política agressiva, descartando a possibilidade de um acordo diplomático, sendo a única alternativa contra golpear Cuba. Contudo, Kennedy está com receio de levar essa operação adiante, pois teme uma retaliação pela União Soviética em toda Europa, principalmente em Berlim.
Apesar de toda a pressão do Congresso e dos chefes das forças armadas estadunidenses, o Presidente, motivado pelo seu conselheiro político Kenneth, decide em não atacar Cuba e tentar um acordo com a União Soviética, tendo sido aprovado inicialmente pela OEA uma quarentena que impedia a entrada de navios carregados de armas em Cuba. Posteriormente, um dos homens das forças aéreas americanas é atacado pelo governo soviético, fazendo com que o presidente sofresse ainda mais pressão para atacar Cuba e acabar com os mísseis.
Demonstrando que é forte o bastante para resistir as ameaças da União Soviética e a pressão das forças armadas de seu país, o presidente John Kennedy dá continuação as tratativas, de forma confidencial, e propõe a desativação de seus mísseis na Turquia no prazo de seis meses para que a União Soviética desative a plataforma de lançamento de armas nucleares em Cuba.
Com êxito nas tratativas, o acordo foi feito entre as nações, evitando assim a terceira guerra mundial. O presidente dos Estados Unidos agiu de forma assertiva ao não atacar Cuba logo que recebeu a notícia, tentando um acordo apaziguador. Ademais, cabe destacar que durante as tratativas, ao propor a quarentena a fim de frear o processo de lançamento dos mísseis, o presidente dos Estados Unidos agiu conforme os princípios internacionais ao comunicar a OEA sobre tal decisão, tendo em vista que é uma país signatário.
...