A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E SUAS POLÍTICAS PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO
Por: Elizacosta2020 • 21/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 92 Visualizações
RELATÓRIO DA PALESTRA "A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E SUAS POLÍTICAS PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO."
Registrou-se na presente palestra a importância sobre o debate acerca da Organização Mundial da Saúde e suas Políticas para o Mundo Contemporâneo.
A palestra do evento semana jurídica da Faculdade de Caieiras, aconteceu de forma remota devido ao atual cenário de pandemia do coronavírus. Com duração de aproximadamente uma hora.
O Palestrante foi o Professor Doutor Bruno Yepes Pereira e o objetivo da palestra foi trazer ao discente de Direito uma noção sobre o Direito Internacional, a OMS e suas Políticas para o Mundo Contemporâneo.
Aponta-se que a Organização Mundial da Saúde anda junto com o direito internacional, e nos dias atuais, está muito próximo da nossa realidade.
Alguém já parou para pensar como um vírus no interior da China, veio nos atingir, como é que isso funciona? Como já tratado em outras palestras deste evento, estamos hoje em um mundo globalizado, e a ideia de unicidade é cada vez maior, estamos inseridos em um planeta uno, em um meio-ambiente uno, fazemos parte da natureza e consequentemente do meio ambiente. Já foi dito que a Amazônia é o pulmão do planeta, e cabe esta analogia entre o planeta terra e a anatomia humana, até porque na natureza, os organismos seguem um padrão parecido, o Planeta Terra é também um organismo vivo. O corte de uma árvore no Brasil, pode causar uma consequência no Texas por exemplo, afirmando a ideia de unicidade do meio ambiente. Todas as vezes que a natureza sofre um dano, pode ocorrer uma consequência, partindo desse pressuposto, existem as mais diversas argumentações acerca do tema. Existem biólogos, cientistas, médicos e outros profissionais que atribuem o fenômeno desta pandemia a questões como superpopulação humana, que é quando o número de pessoas excede a capacidade de carga de um território ou meio para sustentar a vida danificando o meio ambiente mais rapidamente do que este pode ser reparado pela natureza, potencialmente levando a um colapso ecológico e social. Entretanto, epidemias e pandemias sempre ocorreram na história da humanidade. O que difere esta pandemia das outras, foi a velocidade em sua evolução, o que pode trazer um alerta para a humanidade, até mesmo no intuito de se precaver para possíveis outras pandemias que poderá ocorrer em um espaço de tempo menor.
Deve-se ressaltar que o Palestrante nos trouxe a ideia de quatro características da sociedade internacional contemporânea, e que influenciaram na disseminação do coronavírus.
Intercâmbio de mercadorias: produtos produzidos fora do Brasil "dumping", países com regras e normas rígidas ambientais, tendem a contratar mercadorias de outros países em que os custos trabalhistas e ambiental inexistem, como por exemplo, componentes eletrônicos fabricados na China, são países com uma absoluta falta de regulamentação trabalhista e ambiental, desta forma, o produto é mais barato.
Fluxo ininterrupto de informações: Necessidade de saber sobre alguma coisa sobre essa necessidade. Como você se comunica com o fabricante, eu ligo para ele e explico em português, ele sabe exatamente o que precisa, entretanto este fornecedor de produtos importa próteses, então, imagina como fica esta ininterrupção de comunicação, provavelmente, com muitas falhas.
Fluxo migratório: Quantas pessoas cruzam o mundo? Hoje você toma o avião de dia e amanhã pode estar na china, grande circulação de riquezas, a disseminação mais rápida do coronavirus ocorreu na Itália, devido o ano novo chinês, pois ternos produzidos no norte da Itália, favoreceu um fluxo migratório.
Estado de guerra latente e generalizado: Quem é o inimigo de quem hoje? Não se sabe e por conta disso, qualquer um pode ser meu inimigo, por não conseguir identificar, qualquer um pode ser considerado como um inimigo, na dúvida começa a estabelecer estereótipos, fluxo ininterrupto de informações, fluxo migratórios.
O Direito Internacional Público Disciplina as relações entre os Estados para preservar os direitos e garantias do ser humano que nele habita. Cada País quando constitui um organismo social, doa uma parte da sua Constituição para este outro pais.
...