A Permuta de Bitcoins por Litcoins
Por: Neimar Mandrak • 15/10/2020 • Tese • 440 Palavras (2 Páginas) • 118 Visualizações
2.6.1 Permuta de Bitcoins por litcoins
Bitcoins
Primeiramente temos que explicar o que é essa moeda tão famosa mundialmente, ela é uma moeda, assim como o real ou o dólar, mas bem diferente dos exemplos citados. O primeiro motivo é que não é possível mexer no bolso da calça e encontrar uma delas esquecida. Ela não existe fisicamente, é totalmente virtual.
O outro motivo é que sua emissão não é controlada por um Banco Central. Ela é produzida de forma descentralizada por milhares de computadores, mantidos por pessoas que “emprestam” a capacidade de suas máquinas para criar bitcoins e registrar todas as transações feitas.
No processo de nascimento de uma bitcoin, chamado de “mineração”, os computadores conectados à rede competem entre si na resolução de problemas matemáticos. Quem ganha, recebe um bloco da moeda.
O nível de dificuldade dos desafios é ajustado pela rede, para que a moeda cresça dentro de uma faixa limitada, que é de até 21 milhões de unidades até o ano de 2140.
Litcoins:
Litecoin (LTC) é uma criptomoeda, mais conhecido como, ela é uma cópia do código do Bitcoin, porém com algumas mudanças.
A moeda foi criada em 2011, ela tinha como objetivo ser um Bitcoin melhorado.
Para isso algumas modificações foram feitas no protocolo, velocidade de transação, mecanismo de consenso e quantidade de moedas.
Agora que já sabemos um pouco mais sobre ambas as moedas digitais temos que saber também que para adquiri-las temos que ter uma conta e uma empresa especializada nesse tipo de moeda, e são conhecidas como Exchange.
Criada essa conta numa Exchange e hora de transferir dinheiro seja lá qual for o tipo de moeda, para que essa empresa a Exchange faça a transação, apartir dai o comprador tem seus bitcois em sua conta para fazer compras usando essa moeda virtual, mas esse mercado e um pouco inseguro pois se a chave de segurança da empresa de Bitcois for perdida todo seu dinheiro ira sumir também e sem chances de ressarcimento.
A permuta dos ativos sempre ocorreu dentro da plataforma da Exchange. Todas as solicitações de envio são realizadas no site da Exchange, pois seus usuários não possuem a chave privada da wallet que guarda os criptoativos no ambiente da Exchange. Apenas possuem um nome de usuário e senha, para acessar a conta na Exchange, e a chave pública para recebimento de criptoativos, porém NUNCA possuem a chave privada para o efetivo acesso a wallet da Exchange. Dada tal característica dos bitcoins, não há que se falar em fato gerador de Imposto de Renda, o mero potencial de valorização, a mera possibilidade de auferir renda não e fato gerador de imposto, e necessário o ingresso de fato no fluxo de caixa.
...