TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Poluição Direito Ambiental

Por:   •  14/10/2019  •  Dissertação  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS[pic 2]

CURSO: DIREITO

POLUIÇÃO: TIPOS, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

CAMILA DE MELO FONSECA

OLIVIER ANTONIO MAGGUETTSS

THAÍS RAMOS ESCOBAR

FOZ DO IGUAÇU – PR

2019

POLUIÇÃO

INTRODUÇÃO

        A poluição é a inserção de substâncias de forma acidental ou intencional no meio ambiente, causando consequências negativas para os seres vivos. Ela passou a ser mais intensa a partir da Revolução Industrial, pelo uso de combustíveis fósseis e não renováveis, pela urbanização e industrialização. Pois se consolidou o capitalismo e o incentivo à produção e o acúmulo de riquezas, adquirindo novos produtos a todo o momento. Esse progresso causou a grande exploração e destruição de recursos naturais.

        Atualmente a poluição é um enorme problema ambiental. No Brasil, é considerada um crime, configurado na Lei nº 6.938/81 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que cuida da Política Nacional do Meio Ambiente.

CONCEITOS

        A poluição é definida como a atividade que degrada o meio ambiente e afeta as características físicas ou químicas de um ecossistema. É a degradação do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais, pode ser causada pela liberação de matéria ou de energia, como luz, calor, som, etc., sendo estes os chamados poluentes.

        É a alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário ou urbano. O termo poluição deriva do latim poluere, que significa “sujar”.

CAUSAS

        A poluição ambiental é qualquer atividade que possa causar danos ao meio ambiente, é o resultado do excesso de liberação de poluentes, matéria ou energia.

        Por exemplo, o carbono gerado por diversos veículos diariamente, que quando entra em contato com o oxigênio, produz dióxido de carbono; a utilização de material descartável, que causa uma grande produção de lixo nas casas e impede a reciclagem; a publicidade constante nas ruas ou a quantidade de fios pendurados nos postes; a exposição de ruídos cotidianamente, por barulho de carros, televisão, muitas pessoas falando ao mesmo tempo, muitos eletrodomésticos funcionado ao mesmo tempo, etc.

TIPOS

        Os agentes que causam a poluição são chamados de poluentes, e conforme os poluentes, existem os tipos de poluição. Pode ser na água, no ar ou na atmosfera, térmica, do solo, visual, sonora ou radioativa.

  • Poluição da água

        A poluição da água é a contaminação dos recursos hídricos pela liberação de compostos físicos, químicos ou biológicos que são prejudiciais aos seres vivos. Ela tem como consequência a destruição de fontes de alimentos, a morte de animais aquáticos, a contaminação de água potável, etc. E tem como causa o lançamento de esgoto em lugares que tem água; o despejo de lixo no mar, rios ou lagos; o vazamento de petróleo decorrente de acidentes marítimos; a poluição de lençóis freáticos com os pesticidas que são levados pela chuva, etc.

  • Poluição do ar

        A poluição do ar ou da atmosfera é causada pelo lançamento de grandes quantidades de gases ou de partículas liquidas ou sólidas na atmosfera. A Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a maior parte da população urbana no mundo sofre uma exposição média de poluentes no ar bastante superior ao que é considerado aceitável. É considerado como aceitável ou razoável até 20 microgramas de poluentes por metros cúbico, em São Paulo essa média é de 38 microgramas por metro cúbico.

        Como os gases circulam na atmosfera, a poluição atmosférica pode ameaçar o ambiente em uma escala global, se estendendo muito além das fontes de poluição. Tem como causas: o excesso de liberação de ácido nítrico, dióxido de carbono, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio; pela atividade industrial, dos veículos e da incineração de lixo; pela atividade vulcânica; pelo desmatamento; pelas queimadas, etc. As consequências desse tipo de poluição é a ocorrência de câncer, doenças respiratórias, alergias, doenças nos olhos, etc., também o efeito estufa e a chuva ácida.

  • Poluição térmica

        A poluição térmica é a liberação de água aquecida para os ambientes aquáticos, isso é nocivo para as espécies que não tem resistência as mudanças de temperatura e climáticas. É um tipo de poluição que é pouco conhecida, ela é resultado da alteração da temperatura do ar e da água utilizada pelas usinas hidroelétricas, termoelétricas e nucleares. Esse aquecimento da água causa mais redução ainda da concentração de gás oxigênio disponível para os organismos aquáticos.

  • Poluição do solo

        A poluição do solo é qualquer mudança na natureza do solo, causado por contato com produtos químicos, resíduos sólidos e líquidos. Isso torna o solo improdutível e causa a morte dos seres vivos que dependem dele. Causa a poluição do solo: a liberação de poluentes no solo como solventes, detergentes, lâmpadas florescentes, componentes eletrônicos, tinta, gasolina, diesel, óleos automotivos e chumbo, o despejo de lixo doméstico, os resíduos de atividades industriais, esgoto direto no solo, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (234.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com