A Proposta física de Rede Local Corporativa
Por: 328523 • 10/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.809 Palavras (8 Páginas) • 92 Visualizações
Proposta física de Rede Local Corporativa, com uso de Cabeamento Estruturado e requisitos para Certificação das instalações da rede.
As corporações e instituições públicas e privadas, precisam ter uma rede local de computadores, com compartilhamento das informações e com infraestrutura física organizada. Além disso, é necessário que tenham um ambiente com conectividade dos computadores em rede, com utilização de dispositivos de comunicação eficazes e que permitam tráfego de dados, voz e imagens, com a utilização de instalações organizadas, onde cada ponto da rede, ligado a um equipamento ou a um ramal telefônico integrado ou separado, denotam o uso do cabeamento estruturado como uma prática aplicada a redes locais de computadores com bom nível de gerenciamento técnico, na sua construção e, posteriormente, no gerenciamento de uso e identificação de possíveis problemas físicos e lógicos em uma rede local.
A utilização de tais práticas em redes locais, permitem atender padrões de qualidade, que possibilitam a certificação das instalações, propiciando níveis de qualidade internos e segurança de funcionamento e operação da rede, além da credibilidade quanto a segurança, que pode ser fator diferencial e determinante para o sucesso dos negócios da corporação.
1ª etapa – nesta etapa, você deverá se concentrar no ambiente físico da corporação, onde há a chegada do link de internet no 1º andar sendo que a empresa, possui uma rede local, e equipamentos em 3 andares de um prédio. No 2º andar existirão 15 equipamentos voltados a diversos setores da corporação, com alto tráfego de dados, devido a utilização para sistemas integrados de gestão. No 3º andar haverá 20 computadores, com grande tráfego de voz, com realizações frequentes de vídeo conferências nacionais e internacionais. No 4º andar haverá 25 computadores, que além do uso do ERP, possuem alto nível de documentos com imagens, ou seja, o grande uso de aplicativos GED (Gestão Eletrônica de Documentos). O Servidor corporativo fica no 1º andar possuindo banco de dados de produção, para atender os usuários do sistema integrado de gestão, tendo também um servidor para e-commerce e outro para banco de dados de DW.
- 2ª etapa – você deve efetuar a proposição de todos os componentes de rede, tais como roteadores, switch(s), hub(s) e outros quando aplicável, bem como descrever o ambiente de cabeamento estruturado utilizado e as normas a serem seguidas, para buscar certificação.
- 3ª etapa – nesta etapa, será necessário descrever um ambiente de rede já instalado, as características desta rede local, quanto a identificação de problemas físicos e lógicos da rede (cabos, placas de rede), utilização de redes sem fio a usuários credenciados, bem como as regras de segurança para acesso a rede que julgar convenientes visando a segurança das informações da corporação.
- 4ª etapa – considere que a organização, irá contratar os serviços de provedoria de um Data Center, para manter seus servidores e bancos de dados do e-commerce. Os bancos de dados de produção e DW continuarão sediados na organização. O e-commerce tem relações diretas com o ERP, quanto a verificação de crédito, estoque e outras regras de negócio, ou seja, serviços de integração de Sistemas e Comunicação de Dados (SOA) serão feitos com a utilização da internet como canal de comunicação. Isto a seu ver impactaria em modificações em seu projeto de componentes de rede, elaborados na 2ª etapa? Caso positivo, quais seriam estas modificações? Caso negativo, justifique porque não haveria.
Projeto Integrador
1º ANDAR:
A proposta de projeto receberá o link de internet de duas concessionárias diferentes (provedor de internet) para garantir a redundância da conexão que chega na facilidade de entrada em um quadro de distribuição geral, através de um cabo de fibra ótica monomodo OM1, que será conectado ao rack de distribuição na sala de equipamentos.
No rack de distribuição o link da fibra óptica chega ao modem. O modem estará ligado ao roteador ainda em fibra óptica e o roteador estará ligado ao firewall, o firewall estará conectado ao Switch, este Switch possui um uplink de fibra óptica (backbone), e ao Switch estará conectado um patch panel, esse patch panel recebe ligação proveniente dos servidores, entre os servidores e o patch panel estará ligado um balanceador de carga, a ligação entre o patch panel, o Switch e o balanceador é feita através de patch cord UTP CAT 6. Entre o servidor e o balanceador de carga haverá um cabeamento horizontal que utiliza cabos do tipo UTP CAT6.
O Rack de servidor por sua vez terá duas estações para cada tipo de servidor para garantir a redundância em caso de falhas. Um será o principal e o segundo será o backup, o tráfego será gerenciado pelo balanceador de cargas (Load Balancer).
O roteador irá garantir a separação entre a rede interna da empresa e a rede externa, enquanto o firewall ditará as políticas de segurança e acesso nessa rede.
Todos esses equipamentos estarão dispostos em uma sala de equipamentos com acesso restrito ao pessoal de TI, o acesso a essa sala será feito através de um ponto de acesso de cartão magnético.
Haverá 2 pontos de teste para medição de rede, um entre o Firewall e o switch, e o outro entre o switch e o patch panel.
Neste andar haverá apenas um roteador WLAN configurados em rede 2.4GHz e 5.0GHz.
[pic 1]
2º ANDAR:
O cabo backbone que sai do rack de distribuição do 1 andar se conecta ao switch de 24 portas do 2 andar. No switch estará ligado um patch panel de 24 portas através de 15 patch Cord UTP CAT 6, ao patch panel estará ligado 15 cabos horizontais do tipo UTP CAT6, estes cabos estão divididos entre 3
estações de trabalho, com 5 tomadas RJ45 FÊMEA, e a cada tomada estará ligado um computador através do Patch Cord UTP CAT 6.
Haverá 2 pontos de teste para medição de rede, um entre o switch do Rack de distribuição do 1º andar e o switch do rack telecom do 2 andar, para testar o link de internet da fibra óptica do backbone, e o outro entre o patch panel 24p e a estação de trabalho.
Neste andar haverá apenas um roteador WLAN configurados em rede 2.4GHz e 5.0GHz.
[pic 2]
3º ANDAR:
O cabo backbone que sai do rack de distribuição do 1 andar se conecta ao switch de 24 portas do 3 andar. No switch estará ligado um patch panel de 24 portas através de 20 patch Cord UTP CAT 6, ao patch panel estará ligado 20 cabos horizontais do tipo UTP CAT6, estes cabos estão divididos entre 4 estações de trabalho, com 5 tomadas RJ45 FÊMEA, e a cada tomada estará ligado um computador através do Patch Cord UTP CAT 6.
...