A Prova Filosofia
Por: Thamires Vitoria • 29/10/2019 • Artigo • 818 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
FCH001 – INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Docente: Hendrick Maia
Discente: Thamires Vitória de Oliveira Menezes
Matrícula: 201518723
AVALIAÇÃO 1 – 2019.1
RESPOSTAS
01. Um conjunto é um particular ou um universal? Justifique a sua resposta.
Um conjunto é um particular porque compreende-se como particular tudo aquilo que não é repetível, podendo ser um objeto concreto ou abstrato, logo, um conjunto é não repetível por causa do princípio de extensionalidade que afirma que se tem dois conjuntos, X e Y, onde o conjunto X possui os mesmos elementos do conjunto Y então X é igual a Y sendo assim um conjunto só.
Logo um conjunto é um particular abstrato.
02. Explique a noção de possibilidade sem mundos possíveis.
A possibilidade sem mundos possíveis são todas as sentenças possíveis que se definem através da negação da necessidade da negação. Portanto, quando eu nego a necessidade de negação de uma sentença eu afirmo que a sentença é possível.
03. Explique as noções de sentenças analíticas e sintéticas.
Uma sentença analítica é aquela que consegue chegar ao seu valor de verdade, ou seja, afirmar se a sentença é verdadeira ou falsa, apenas com a análise de seus termos constituintes.
Uma sentença sintética é aquela que se e somente se a mera análise dos seus termos constituintes não defina seu valor de verdade, a sentença sintética precisa de uma evidência empírica para definir o seu valor de verdade.
04. Mostre que existe pelo menos uma necessidade metafísica.
Para demostrar a existência de, pelo menos, uma necessidade metafísica precisaremos da Necessidade da Identidade não trivial que afirma que se X é igual a Y, necessariamente X é igual a Y. Assim, a partir do princípio da Identidade que afirma que todo objeto é necessariamente igual a si mesmo, as identidades não triviais são um exemplo de necessidades metafísicas pois as identidades triviais são necessárias.
05. O que são quantificadores existenciais em termos de função?
Os quantificadores existenciais são funções de segunda ondem que toma termos predicativos como argumentos e leva para valores de verdade.
06. Explique como construir a extensão do quantificador existencial.
Para construir a extensão do quantificador existencial é necessário que seja identificado um termo predicativo qualquer que é uma função de primeira ordem que toma objetos como argumento e levam para valores de verdade que será o primeiro elemento do par da extensão. Em seguida fazer a análise da extensão da função que foi tomada como argumento, onde existirá a variação de X no domínio, para identificar o seu valor de verdade de acordo com par ladeado V ou F da extensão predicativa.
...