Prova De Filosofia Ensino Medio
Exames: Prova De Filosofia Ensino Medio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sernegio • 23/7/2013 • 2.480 Palavras (10 Páginas) • 2.868 Visualizações
FILOSOFIA QUESTÕES PARA A PROVA DO 4º BIMESTRE DE 2012
QUESTÕES 3º ANO
QUESTÃO UM
A estética como estudo da percepção da sensibilidade e subjetividade , constrói no universo da arte, o entendimento da manifestação tanto de uma como da outra faceta da vida humana. Sobre o desenvolvimento da arte no mundo ocidental é correto afirmar que:
Nas primeiras sociedades e culturas, o artista era um mago, um artesão e um iniciado num oficio sagrado.
A relação profunda da arte com a religião foi marcante durante a idade média, pois a cultura cristã deste período valorizava o trabalho dos artífices e religiosos que expressavam em suas realizações os valores do mundo pagão.
A autonomia das artes enfrentou grandes obstáculos com a dessacralização do mundo promovida pela implantação do modelo capitalista na Europa.
Para os gregos, como Platão e Aristóteles, o trabalho do artista era a reprodução do mundo idealizado pelos deuses gregos.
QUESTÃO DOIS
A partir da renascença a arte passou a ser concebida de forma distanciada do sentido religioso que até então predominava na Europa, sobre esse período analise as afirmações a seguir e depois assinale a alternativa errada:
I- Os conhecimentos teóricos, elaborados a partir da renascença, tinham como características a aplicação do conhecimento para a invenção e construção de instrumentos, ao tempo em que, buscavam a realização de atividades como a medicina, a engenharia e a arquitetura.
II- Como conseqüência da renascença, surgiu na arte, a preocupação com o aspecto útil e belo da realização humana.
III- Com a idéia de beleza, utilidade, juízo de gosto, as artes passaram a ser o sustentáculo da idéia de estética que o mundo ocidental tem nos dias de hoje.
Apenas as afirmações I e III são corretas
Apenas as afirmações I e II são corretas
Apenas as afirmações II e III são corretas
Todas as afirmações são corretas e não há contradições entre elas
QUESTÃO TRES
Sobre a finalidade da arte, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I- Pela finalidade social das obras de arte na antiguidade eram feitas para dar prestígio a seus patrocinadores.
II- Pelo lugar social ocupado pelo artista nos dias de hoje o profissional desta atividade tem grande interesse na produção religiosa e na cultura de massa.
III- Pelas condições de recepção da obra de arte a classe economicamente dominante buscou se aliar às classes populares para popularizar e fazer acessível a todos o trabalho do artista.
Todos os itens apresentam algum elemento de contradição.
O iten III complementa o sentido do item II e os torna verdadeiros
Todos os itens estão corretos.
Há apenas dois itens errados.
QUESTÃO QUATRO
Sobre o nascimento da arte popular e da cultura de massa , é correta a seguinte alternativa:
A arte popular, ou a indústria cultural de massa não se conecta às transformações econômicas ocorridas no mundo ocidental, desde a revolução industrial.
Em nossos dias as artes costumam ser distinguidas em folclore , popular, erudita, de massa e tem seus público alvos definidos pelo poder econômico e social de suas assimilações.
A arte de elite não se distancia significativamente da arte de massa, porque ambas surgiram da implantação do modelo capitalista, a partir da revolução industrial.
A cultura de elite não sofre influencia da cultura de massa e nem a influencia, pois são realizadas para públicos diferentes.
QUESTÃO CINCO
A indústria cultural que é um fenômeno da contemporaneidade, pode ser vista como um fenômeno que provoca situações complexas como as que se pode analisar a seguir. Interprete os itens e em seguida assinale a alternativa incorreta.
I- A indústria cultural se apropria de criações populares e eruditas, pois é nessa dimensão que tal industria cumpre seu papel social de democratizar a arte.
II- A indústria cultural cria a ilusão de que todos têm acesso aos mesmos bens culturais, cada um escolhendo o que deseja.
III- A indústria cultural define a cultura como formação intelectual dos mais favorecidos e eliminação da alienação das classes mais populares.
Os itens I e III estão corretos
Os itens II e III estão corretos
Os itens I e III estão errados
Os itens I e II estão errados
QUESTÃO SEIS
(ENEM-2012) Nossa cultura lipofóbica muito contribui para a distorção da imagem corporal, gerando gordos que se veem magros e magros que se veem gordos, numa quase unanimidade de que todos se sentem ou se veem “distorcidos”.
Engordamos quando somos gulosos. É pecado da gula que controla a relação do homem com a balança. Todo obeso declarou, um dia, guerra à balança. Para emagrecer é preciso fazer as pazes com a dita cuja, visando adequar-se às necessidades para as quais ela aponta.”
FREIRE, D. S. Obesidade não pode ser pré-requisito. Disponível em htpp//gnt. Globo.com.
O texto apresenta um discurso de disciplinarização dos corpos, que tem como consequência:
A ampliação dos tratamentos médicos alternativos, reduzindo os gastos com remédios.
A culpabilização individual, associando obesidade à fraqueza de caráter.
A democratização do padrão de beleza, tornando-o acessível pelo esforço individual.
O controle do consumo, impulsionando uma crise econômica na indústria de alimentos.
QUESTÕES 2º ANO
QUESTÃO UM
A ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo
...