A Reflexão
Por: Clara Diniz • 8/7/2018 • Resenha • 430 Palavras (2 Páginas) • 112 Visualizações
Universidade federal de Lavras Aluna: Clara Lorrainy Diniz Barbosa (201810747) Turma: 27A Docente: Leonardo Gomes Penteado Rosa |
(a)O estudo do Direito é interligado ao da Filosofia- apesar desta relação se complicar nos últimos séculos- estando esta, longe de desempenhar o papel de de simples “perfumaria” na disciplina. Isto se dá devido à vocação critica inata à filosofia, consistindo em uma atitude de se buscar esclarecer formas de se pensar. (b)É por meio desta, que o individuo se apta para a árdua tarefa de detectar falácias e equívocos presentes em textos jurídicos. Esta atitude de esclarecer e interpretar- a qual possui caráter puramente filosófico - está diretamente ligada a atividade jurista. Esta ação permite que o operador do direito tome nota de sua atividade, sendo da natureza pratica do Direito, a exigência de que o jurista saiba o que faz.
(a)O Direito consiste na ação de conceituar, compreender e instituir relações que se estabelecem entre pessoas por meio de institutos e instituições, as quais, por meio de atos reflexivos, virão a se tornar objetos de ensino e aprendizado. (b)O exercício do Direito pressupõe questões conceituais, semânticas, logicas e morais, portanto, cabe ao jurista aplicar os conceitos morais os quais lhe foram adquiridos ao longo de sua vida e curso. Ainda, é premissa de que ao jurista caiba o auxílio na atividade de legislar, servindo de seu repertorio gramatico, filosófico e moral- baseado em conceitos de igualdade e justiça- para a formação e implementação da legislação. Sem o jurista, pode-se afirmar que pouca ou nenhuma legislação “útil” seria posta em prática, logo, estas não passariam de meras efetivações do desejo dos indivíduos detentores do poder.
(a)A falta de embasamento filosófico, leva muitos operadores do Direito a interpretação errônea e ignorância acerca de processos coletivos dentro da jurídica. (b)Estes não devem decorar coletâneas de leis, mas sim aprender seus sentidos e razoes de ser, que lhe darão arcabouço para a formulação de suas respostas, entretanto, este objetivo somente será alcançado com a reflexão e aprendizado filosófico, pois conforme dito por José Reinaldo de Lima Lopes “[...]se acompanharmos o pensamento de algum filosofo é para aprender a pensar com ele sobre questões que continuam atuais, e atuais para o jurista.”.
(c)Pela leitura do texto, percebe-se que a filosofia desempenha importante papel no estudo e compreensão do Direito, sendo seu ensino de fundamental relevância- apesar de muito negligenciado- formando profissionais deficientes no pensamento filosófico e inaptos para solucionar as atividades jurídicas. Com base nessas premissas, de que formas essa carência que agrava a condição do jurista pode ser sanada?
...