A Resenha Criminologia
Por: braga3019 • 30/10/2019 • Resenha • 601 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-Graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal
Resenha Crítica de Caso: A criminalidade em Barra Mansa
Nome do aluno (a): Lilian Cristina Simões Braga
Trabalho da disciplina: Criminologia
Tutor: Prof. Paulo Jorge dos Santos Fleury
Curitiba-PR
2019
CASO: A CRIMINALIDADE EM BARRA MANSA
Referência: Disponível em: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/05/falta-de-iluminação-em-preocupa-moradores-de-distrito-de-barra-mansa.html
O caso apresentado descreve certos aspectos do munícipio de Barra Mansa, situado no sul do estado do Rio de Janeiro, e como estes refletem na criminalidade da região.
Com aproximadamente 200 mil habitantes, o município de Barra Mansa forma uma conurbação com as cidades de Volta Redonda e Pinheiral, resultando em uma população de mais de 450 mil habitantes. O município é composto por descendentes de imigrantes europeus, e possui uma dinâmica colônia sírio-libanesa, bem como descendentes de ameríndios e escravos africanos.
Apresentando a segunda maior população da mesorregião Sul Fluminense, detém mais de 528 unidades industriais, grande entroncamento ferroviário, rodoviário e fluvial. Considera-se sua localização privilegiada, tendo em vista sua proximidade com as metrópoles do Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente o município é divido em seis distritos chamados de freguesias, que se subdividem em mais de cento e cinquenta e cinco bairros.
No que tange ao fator criminalidade existente na região, são apresentados no artigo dados do Instituto de Segurança Pública – ISP, órgão da Secretaria de Segurança Pública. Foram comparados dados do ano de 2014 e 2015, tendo sido registrado diminuição significativa, em relação aos crimes de roubo a estabelecimento comercial, roubo de veículos e o crime de estupro.
Os dados mais expressivos dizem respeito ao aumento do número de apreensões de drogas nas regiões de Barra Mansa, Volta Redonda e Pinheiral, totalizando 266 apreensões contra 186, no mesmo período do ano de 2014. O total
de crianças ou adolescentes apreendidos por atos infracionais pulou de 39 em 2014 para 70 em 2015.
Segundo relatos apresentados no artigo, as péssimas condições de iluminação pública trazem medo e insegurança à população local. Postes sem luz a mais de um ano, trechos de bairros que além da má iluminação possuem vegetação alta, cooperando para o aumento do número de assaltos, acidentes, entre outros crimes.
Má iluminação pública, edificações abandonadas, terrenos baldios, entre outros problemas de infraestrutura tão comuns em qualquer cidade, são amplamente estudados pela criminologia, devido aos impactos que provocam no aumento do cometimento de crimes. O criminoso acredita que terá mais facilidade na prática
...