A SEGURANÇA COMPORTAMENTAL EM AMBIENTES DE TRABALHO
Por: cruz123 • 19/12/2018 • Trabalho acadêmico • 2.338 Palavras (10 Páginas) • 183 Visualizações
UNIVERSIDADE DO CEUMA – UNICEUMA[pic 1]
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CAMPUS IMPERATRIZ
ELINEIDE ABREU SOARES
SEGURANÇA COMPORTAMENTAL EM AMBIENTES DE TRABALHO
Imperatriz
2018
ELINEIDE ABREU SOARES
SEGURANÇA COMPORTAMENTAL EM AMBIENTES DE TRABALHO
Projeto apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como pré-requisito obrigatório para a obtenção da 1ª e da 2ª avaliação.
Orientador: Prof. Me. André Luís de Oliveira cavaignac
Imperatriz
2018
SUMÁRIO [pic 2]
1. CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA---------------------------------------------------4
2. OBJETIVOS------------------------------------------------------------------------------------5
3.INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------6
4.JUSTIFICATIVA -------------------------------------------------------------------------------8
5.REFERENCIAL TEÓRICO -----------------------------------------------------------------9
6.METODOLOGIA -----------------------------------------------------------------------------12
7.CRONOGRAMA -----------------------------------------------------------------------------13
REFERÊNCIAS----------------------------------------------------------------------------------14
1. CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA
1.1 Tema
Segurança Comportamental
1.2 Título
Segurança comportamental em ambientes de trabalho
1.3 Problema
Como o ambiente de trabalho interfere na segurança comportamental dos indivíduos
1.4 Hipóteses
Ações sólidas de prevenção diminuem os acidentes e doenças ocupacionais por eliminarem os fatores negativos existentes
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Demonstrar a importância da segurança comportamental no ambiente de trabalho
2.2 Objetivos Específicos
- Caracterizar a segurança comportamental em ambientes de trabalhos.
- Demonstrar a aplicação Segurança Comportamental em ambientes de trabalhos
- Pontuar fatores Influenciadores do Comportamento
- Enfatizar a implementação da segurança comportamental em ambientes de trabalhos
3. INTRODUÇÃO
A segurança comportamental refere-se a aplicação dos conhecimentos de diversas áreas que estudam o comportamento humano como a psicologia, ergonomia, pedagogia, higiene e segurança do trabalho. Esta segurança comportamental tem como objetivo, compreender, mudar, manter padrões de comportamento nas organizações. Uma forma diferenciada para poder trabalhar diretamente com os funcionários. É uma ação observável de uma pessoa, o que uma pessoa fala e ou faz e qualquer atividade e resposta sobre essa atividade (PASSUELO,2012).
Os acidentes geram custos econômicos, urídicos e sociais eu são demasiadamete altos para as empresas, para os trabbalhadores e suas famílias, para a Previdência social e para a sociedade como um todo. Isto deveria alertar os empresários para o volume de recursos que ocorre um acidente, sendo esse um forte argumento, para incentivar invesimentos na área. (TAKALA,1998)
O comportamento seguro de um trabalhador, de um grupo ou de uma organização, pode ser definido por meio da capacidade de identificar e controlar os riscos da atividade no presente para que isso resulte em redução da probabilidade de consequências indesejáveis no futuro, para si e para o outro (BLEY, 2004).
Prevenir é um processo e não um fim em si. É um processo na medida que é composto por cadeias de comportamentos que interagem produzindo um resultado que é, neste caso, a ausência de acidentes após a execução de uma atividade profissional.
Pode também ser chamado de processo, pois considerando a dinâmica do trabalho humano, é um movimento que não tem fim (BLEY, 2007). A característica essencial do “fazer” prevenção é atuar antes que o problema ocorra para impedir sua ocorrência, mesmo em graus mínimos. Por isso, prevenir é diferente de diagnosticar precocemente ou tratar com eficiência.
Assim como o comportamento humano, o acidente de trabalho é um fenômeno multideterminado. A noção de multideterminação diz respeito à tendência de conceber os fenômenos e aspectos dos fenômenos como sendo causados por múltiplas relações entre variáveis de diferentes tipos ou naturezas resultando no exame, não de uma causa, mas de variáveis que determinam a probabilidade de ocorrência de características de um evento, em contrapartida à relação de causa-efeito própria da concepção aristotélica. A transposição da concepção do comportamento de prevenir analisada de forma comportamental permite prever sua aplicação ao exame do complexo sistema de influências que possibilitam a compreensão, a modificação e a persistência de determinados comportamentos relativos à segurança do trabalhador. (Cardella,1999).
A ideia do acidente como expressão da qualidade da relação indivíduo-meio evidencia a análise do comportamento humano como um caminho possível para identificar e analisar as variáveis que podem influenciar na capacidade de um organismo de prevenir a ocorrência de danos às suas condições de saúde. Dessa forma, passa a ser possível identificar as possibilidades de fazer novas sínteses comportamentais, por meio do ensino, por exemplo, de forma a estabelecer novas relações entre um organismo e seu meio, o que pode ser chamado de mudança de comportamento. Se essa mudança for relativamente permanente é possível dizer que houve aprendizagem, objetivo principal dos processos de capacitação para segurança em que os trabalhadores se tornaram capazes de realizar suas atividades de forma mais segura. (Botomé,2001)
...