TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aplicação do Clean Sheet Act (Lei Complementar 135/2010)

Ensaio: A aplicação do Clean Sheet Act (Lei Complementar 135/2010). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Ensaio  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Concreto Lei da Ficha Limpa será aplicada nas eleições de 2014. Resultado de ampla mobilização popular e aprovada pelo Congresso Nacional em 2010, a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010) será pela primeira vez aplicada em uma eleição geral, a de 2014. A Lei da Ficha Limpa foi sancionada no dia 4 de junho de 2010.[...].proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional após receber as assinaturas de 1,3 milhão de brasileiros em apoio às novas regras. A história da elaboração da lei começou, na verdade, dois anos e dois meses antes da sanção da norma, com o lançamento de campanha popular de igual nome em abril de 2008. A campanha teve como finalidade aprimorar o perfil dos candidatos a cargos eletivos, estimulando os eleitores a conhecer a vida pregressa dos políticos. (Jornal eletrônico Aqui Acontece de 23.01.2014). Não há dúvidas que a lei ficha limpa veio contribuir para melhorar o processo de escolha dos legisladores. Assim, discorra sobre as principais mudanças introduzidas pela referida lei mencionando as principais discussões acerca da sua constitucionalidade e aplicabilidade travadas no STF.

Questão Objetiva - No Livro Programa de Sociologia Jurídica, 12ª e.d., Sérgio Cavalieri Filho indaga sobre o sistema que permitiria eliminar os inconvenientes e distorções no atual sistema político e apresenta algumas propostas. Com base nestas propostas, analise as assertivas abaixo:

I) Pelo voto distrital misto os Estados são divididos por regiões e somente uma parte dos candidatos é eleita por votação majoritária, sendo que a outra parte é escolhida pelo sistema proporcional.

II) No sistema denominado Distritos de Média Magnitude são eleitos de 5 a 8 deputados, tem como principal vantagem a redução do número de partidos.

III) No sistema de voto plurinominal fechado o partido não escolhe os candidatos que quer eleger e o eleitor tem a opção de votar no partido ou na pessoa do candidato de sua preferência.

Só é CORRETO o que se afirma em:

a) I;

b) II;

c) I e II;

d) I e III;

e) todas estão corretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com