A origem da palavra direito e sua relação com a ética
Por: Ernani Flávio Lopes Barbosa • 26/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 488 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Aluno: Ernani Flávio Lopes Barbosa
Curso de Direito Noturno.
Turma: N2
De acordo com o Professor Paulo Nader, a palavra Direito “é originária do termo latino directus, a, um (qualidade do que está conforme a reta; o que não tem inclinação, desvio ou curvatura), provindo do particípio passado do verbo dirigo, is, rexi, rectum, dirigere, que significa a guiar, conduzir, traçar, alinhar. ” (2005, p.75)
Segundo Montoro “os romanos não utilizaram a palavra direito, no sentindo como ela é conhecida hoje. Os termos latinos rectum e directum, possuem o sentido de “reto” e “em linha reta”. Expressando a ideia de que uma coisa está directum se estiver conforme uma regra (“reta”) ”
Conforme Cavalcante, Ética, do grego éthicos, significa caráter, jeito, modo de ser, perfil de uma pessoa e ética, êthicos, com ê curto, também do grego, significa costumes, hábitos e tradições. A Ética é um ramo da Filosofia, que tem como objetivo o estudo crítico da Moralidade, procurando estabelecer regras e princípios básicos, que sirvam para todos, em qualquer parte do mundo, possuindo um sentido universal.
A ética se preocupa com condutas do bem, da liberdade, da vida, da igualdade, intrínsecas em todos os seres humanos, busca entender a moral por meio da razão, o porquê de determinados comportamentos e estabelecer quais são as atitudes mais racionais, que as pessoas devam conduzir-se em sociedade, sendo um procedimento que o indivíduo extrai da razão e segue por vontade própria.
A palavra ética também é usada para significar normas sociais de um determinado grupo profissional (ética dos advogados, dos médicos veterinários). Não é uma lei, não sendo imposta pelo estado, mas o indivíduo é obrigado a servir aquelas normas para exercer determinada profissão (Vianna, 2019).
Já o direito procura impor regras com a vistas à segurança e justiça, não visa ao aperfeiçoamento do homem, esta meta pertence a moral, não pretende preparar o ser humano para a conquista de uma vida supraterrena, ligado a Deus – valor perseguido pela Religião, muito menos se preocupa em incentivar a cortesia, mas o direito deve ser uma expressão da vontade social e, assim, a legislação deve assimilar os valores positivos (éticos) que a sociedade estima e vive.
Portanto, fica claro que direito e ética são palavras vinculadas, porque remetem à duas áreas que se preocupam com o mesmo objetivo: a conduta humana em sociedade.
Fontes:
Cavalcante, J.A.S (2017) Introdução à filosofia em fatias (3ª Ed). Goiânia: Editora Akademos.
Cavalcante, J.A.S (2019) Introdução ao Estudo do Direito Brasileiro. Goiânia: Editora Akademos.
Montoro, A.F. Introdução à Ciência do Direito. 20ª Ed. São Paulo: RT.
Nader, P. (2005) Introdução ao Estudo do Direito. (25ª. Ed). Rio de Janeiro: Editora Forense.
https://www.youtube.com/watch?v=n02M4cjcpNc&t=522s, Direito e Moral e Ética - Legalismo X Moralismo - Prof. Túlio Vianna ( Direito Penal - UFMG ), acesso em 16 de março de 2019.
https://www.youtube.com/watch?v=DElyHFtsJxE,
...