TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A questão democrática

Exam: A questão democrática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Exam  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Enma Ai. Nº: 37. Ano: 2ºB

Trabalho destinado à disciplina de filosofia.

A questão democrática. Capítulo 34.

Professora: Sara.

E.E.PROF. Alberto. Salotti

1. O que se quer dizer quandose afirma que “a ideologia não nasce do nada nem repousa no vazio, mas exprime, de maneira invertida, dissimulada e imaginária, a práxis social e histórica concretas"?

Isso se aplica a ideologiademocrática. Em, outras palavras, há na pratica democrática e nas ideias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Apráxis seria a prática da relação da atividade do homem na política. (A natureza da sua sociedade).

2. Que significa afirmar que as ideias de igualdade e liberdade como direitos civis dos cidadãosvão muito além de sua regulamentação jurídica formal?

Significa que os cidadãos são sujeitos de direitos e que, onde tais direitos não existam nem estejam garantidos, tem-se o direito de lutar por elese de exigi-los. E é esse o cerne da democracia. O homem é um ser de direitos, institui a democracia.

3. Explique em que medida um direito difere de uma necessidade ou carência ou de um interesse.Um direito difere de uma necessidade ou carência e de um interesse. Uma necessidade ou carência é algo particular e específico. Alguém pode ter necessidade de água, outro, de comida. Um grupo socialpode ter carência de transportes, outro, de hospitais. Há tantas necessidades quanto indivíduos, tantas carências quanto grupo sociais. Um interesse também é algo particular e específico. Os interessesdos estudantes brasileiros podem ser diferentes dos interesses dos estudantes argentinos. Necessidades ou carências podem ser conflitantes, e interesses também. Desde onde o interesse, necessidade oucarência de certo povo se choque e apenas uma possa ser realizada. Já o direito não é particular e específico, mas geral e universal, válido para todos os indivíduos, grupos e classes sociai

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com