ANTES DE ESCREVER, REFLETIR E RACIOCINAR
Por: Frassetto • 6/4/2018 • Trabalho acadêmico • 760 Palavras (4 Páginas) • 382 Visualizações
FACULDADES UNIFICADAS DE FOZ DO IGUAÇU-UNIFOZ
CURSO DE DIREITO
FRASSETTO
ANTES DE ESCREVER
FOZ DO IGUAÇU/PR
2016
FRASSETTO
ANTES DE ESCREVER
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa, como requisito parcial de avaliação bimestral do Curso de Graduação em Direito das Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu-UNIFOZ
Prof. Ms. Sandra Cristina Tosi
FOZ DO IGUAÇU/PR
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..........................................................................................................00
1 ANTES DE ESCREVER, LER ...............................................................................00
2 ANTES DE ESCREVER, REFLETIR E RACIOCINAR ..........................................00
CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................00
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO ...........................................................................00
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos apresentar um resumo, com uma breve explicação sobre “ANTES DE ESCREVER, REFLETIR E RACIOCINAR” e “ANTES DE ESCREVER, LER” falando do conceito da importância de uma boa leitura e pensamentos, para escrever.
ANTES DE ESCREVER, LER
O primeiro passo para escrever é ler, e depois, refletir, raciocinar. Além disso, é preciso ser crítico, examinar com vagar e, nas horas certas, criar, antes de escrever, é preciso ler muito. O mundo é muito maior do que podemos saber. Então, para caminhar nele é mais seguro ler bastante antes de qualquer outra atividade. Informe-se.
Nunca de lance a escrever ou falar sobre um assunto sem pesquisá-lo antes, então, para fazer o básico, leia sobre o assunto, se quiser alcançar um nível bem acima da média, se quiser procurar a excelência, então, leia sobre tudo. Se você puder ler tudo em outras mídias, experimente. Cinema, teatro, todas as artes e também agora a realidade virtual, o meio digital, nenhum espaço é vetado para quem quer “ler” sobre algum assunto.
Henri Nauwen, professor de Harvard e Notre Dame, já havia lido a parábola do filho prodigo muitas vezes, estudado e refletido sobre ela, enfim, quando um elemento – o texto – for bom, coma-o, beba-o. Sorva o texto em formatos diferentes. Um belo texto merece, e talvez precise, se admirado de forma poliédrica.
Aqui vai outro conselho para um bom escritor: depois de finalizar o capitulo, ir até o dicionário, aprender o significado e voltar para novamente ler o parágrafo. Outro conselho: nunca pense que chegará à integral compreensão do texto e à sua melhor interpretação.
Leia muito, e leia coisas diferentes. Tenha horários e disciplinas para ler o essencial. Aprenda a se divertir com a leitura ao divertimento de ler por prazer, tenho livros por causa do texto, por causa do seu bom conteúdo. Mas não tema ter livros, ou adquiri-los, ou guarda-los porque tem uma capa bonita, ou um titulo genial, ou uma boa diagramação.
Hoje, o poder deriva de saber como encontrar, como interpretar e processar uma informação e o que fazer com ela.
Havida a leitura e separado o tempo, será possível a reflexão e o raciocínio. Para isso, os livros ensinarão os primeiros passos e sempre serão um mentor precioso, mas também recomendamos que o leitor faça um cursos, assista a aulas, palestras, seminários e simpósios. Esteja ao redor de quem raciocina, ouça essas pessoas e examine o que elas dizem e como se comportam, para extrair o melhor aprendizado que suas palavras e atos podem proporcionar.
...