ANTROPOLOGIA COMO MEIO DE REVELAÇÃO DO DIREITO.
Por: Pedroga • 8/7/2015 • Trabalho acadêmico • 467 Palavras (2 Páginas) • 449 Visualizações
ANTROPOLOGIA COMO MEIO DE REVELAÇÃO DO DIREITO.
A antropologia é uma ciência que estuda o homem, visando sempre o homem em primeiro lugar, porém, a antropologia tem uma vasta definição, ou seja, não é algo exato, pois há diversos conceitos com relação a ela. Segundo Shirley:
“A antropologia é o estudo do homem e seus trabalhos através do tempo e do espaço.”
“A antropologia é a mais humana das ciências e a mais científica das humanidades.”
“Antropologia é o que os antropólogos fazem.”
“Antropologia nada mais é do que sociologia comparada.”
Com esses objetivos a antropologia se torna uma ciência e começa a estudar as sociedades antigas, analisando seus comportamentos, organizações e forma de vida. A antropologia passa a entender as civilizações primitivas, mostrando ser uma ciência mais comparativa, social e culturalmente.
Dessa forma, começa a observar as culturas existentes em cada sociedade, pois é necessário compreender a sociedade de uma visão não uniformizadora, pois há uma diferença entre as culturas de sociedade e se a cultura é diferente, logo os seres humanos tem hábitos distintos, e principalmente pensamentos distintos, todo individuo é reprodutor e receptor de sua cultura, por isso há necessidade de relacionar com outros elementos da vida social.
Vemos essa relação da sociedade, da antropologia com o direito. O direito tem diversos conceitos assim como a antropologia, um desses conceitos é de Ulpiano: Direito é dar a cada um aquilo que é seu. Com base nisso há outras diversas formas de expressar o que seja o direito, mas basicamente é uma ciência que tem o objetivo de estudar, e organizar a sociedade.
Observa-se uma relação da antropologia entre o direito, pois através da antropologia há o surgimento do direito, pois seus objetivos é o estudo do ser humano, logo o ser vive em sociedade e necessita de uma organização da sociedade, ou seja, manter a ordem e assim inclui o ser humano e a antropologia, portanto há um principio antropológico de relacionar o direito com a história, sociedade e a política. Assim vemos a antropologia como meio de revelação do direito.
Com todo esse processo é indispensável para os operadores de direito consigam estabelecer uma ligação entre as leis e peculiaridade sócio-culturais, ou seja, há necessidade dos legisladores de fazer uma relação das leis com a sociedade, não basta criar leis que não sejam eficazes, pois se não faz parte da cultura, ou do meio social onde a sociedade vive, então a lei será ineficácia.
Portanto, ao fazer leis a antropologia está como meio de revelação do direito, através do estudo antropológico, após a analise da sociedade e do que elas acreditam surge o direito, as leis como forma de organização.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
SHIRLEY, Robert Weaver. Antropologia Jurídica. Editora Saraiva, São Paulo, 1987.
REIS, Claudio. Apontamentos sobre a relação entre a antropologia e o direito. Videre, Dourados, MS, ano 2, n. 3, jan./jun. 2010.
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/viewFile/709/pdf_32
...