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AS FORMAS ELEMENTARES DA VIDA RELIGIOSA

Por:   •  7/5/2017  •  Artigo  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  629 Visualizações

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AS FORMAS ELEMENTARES DA VIDA RELIGIOSA

ÉMILE DURKHEIM

SLIDES

PANORAMA

  • 1895: Durkheim percebe o papel fundamental que a religião ocupa na vida social.
  • O artigo mais importante publicado nesse período foi Formas de Classificação Primitiva, escrito com Marcel Mauss.
  • Fonte etnográfica: Arunta, população de Aborígenes da Austrália, considerados como os mais próximos da condição de ‘primitivos’.
  • Durkheim investiga essas sociedades que se organizam em ‘clãs’ para provar que o ‘totemismo’ é a forma mais básica de manifestação religiosa da sociedade humana.
  • Inovação metodológica: respeito pelas formas nativas de categorização.

PROPOSIÇÕES BÁSICAS

  • Em Formas Elementares da Vida Religiosa (1912), há três proposições básicas:
  • A religião é a sociedade percebendo a si própria – através de uma forma simbolicamente alterada.
  • As representações criadas na religião são as fontes básicas do pensamento humano.
  • Os símbolos religiosos ‘sagrados’ – aqueles que são tratados com respeito e veneração. Por oposição ao mundo profano.

DEFINIÇÃO DE RELIGIÃO

  • Religião é um conjunto de crenças.
  • Tais crenças são simbólicas e relativas a coisa ‘sagrada’.
  • Além da crença, a religião é uma prática, de maneira que não há religião sem ritual.
  • O ritual, para ocorrer, demanda a existência de uma comunidade.

SENTIMENTO DE DIVINO

  • O indivíduo deriva sua crença religiosa a partir da maneira como as forças sagradas são criadas nos rituais.
  • Trata-se da criação de um sentimento de ‘divino’, produzindo através das cerimônias coletivas.
  • Força coerciva
  • Fonte de força
  • Real
  • Externo ao sujeito
  • O resultado é a criação de uma emocionalidade intensa e uma interconexão. Assim, o indivíduo é suplantado por uma entidade superior a si.

EFERVECÊNCIA COLETIVA

  • Durkheim chama tais momentos de “efervecência coletiva”. A força que emana do agenciamento coletivo é imanente e transcendente.
  • Assim, o rito tem um papel fundamental na geração e renovação periódica do sentimento de sagrado.
  • Durkheim irá argumentar que o indivíduo é construído, intelectualmente e moralmente, pela sociedade (em oposição ao animal).
  • A sociedade existe e vive através dos indivíduos. Se o indivíduo não mantém uma crença social, tradições e etc, a sociedade “morre”.
  • Assim, para Durkheim, há uma relação bilateral entre os indivíduos e os deuses, de maneira que um sustenta o outro.
  • O poder divino é uma representação simbólica da capacidade criativa da coletividade, uma capacidade que é dada através dos rituais e as práticas sociais.

RELIGIÃO -> ORIGEM DAS CATEGORIAS

  • Assim, a investigação principal das Formas Elementares da Vida Religiosa é a origem das categorias ou noções fundamentais que dominam a vida intelectual.
  • Tais categorias são quadros sólidos que confinam o pensamento: tempo, espaço, número, causa, substância e personalidade (Categorias Aristotélicas e não Kantianas).
  • É no pensamento religioso que tais categorias aparecem, que por si é um fenômeno social.
  • As representações religiosas são representações coletivas que expressam realidades coletivas, e que contem ‘categorias principais’.
  • Essas categorias nascem dentro da religião e são produtos do pensamento religioso, Se é o caso, então as categorias devem ser comuns para todas as religiões: são coisas sociais, produtos do pensamento coletivo.
  • Assim, os ‘conceitos’ são coisas sociais.

TOTEMISMO

  • A origem da religião é o totemismo. O Totem é um símbolo coletivo que representa, ao mesmo tempo, as divindades e o social.
  • Assim, o propósito principal da religião é permitir que as pessoas imaginem a sociedade e expressem a unidade social – o que explica a duradoura relevância da religião – não como algo para explicar o mundo, mas para unir pessoas.
  • O pensamento coletivo no qual o totemismo é uma expressão inicial é a base para o pensamento religioso, filosofia e ciência.

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