AS QUESTÕES DO FILME: TODO MUNDO EM PÂNICO
Por: Cristiane Ferreira • 24/10/2022 • Trabalho acadêmico • 508 Palavras (3 Páginas) • 694 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – ANÁLIA FRANCO
BACHARELADO EM DIREITO
QUESTÕES DO FILME: TODO MUNDO EM PÂNICO
SÃO PAULO - SP
2022
QUESTÕES DO FILME: TODO MUNDO EM PÂNICO
Trabalho de Direito Penal apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul.
Professor(a):
SÃO PAULO – SP
2022
Sumário
Questões 1 ao 5 sobre o filme 2
Questão 63
Bibliografia4
QUESTÕES SOBRE O FILME TODO MUNDO EM PÂNICO
- Logo no começo do filme, Drew a moça loira de blusa branca, está com um porrete na mão muito assustada pensando que irá morrer. Toca a campainha e ela pensa tratar-se do assassino. Ao abrir a porta ela não olha quem é e por engano profere vários ataques com porrete. Logo após percebe tratarem-se de crianças pedindo doces na festa de halloween. Pergunta-se: caso fosse acusada de algum crime, que instituto jurídico poderia alegar em sua defesa?
- Poderia alegar em defesa da moça (Drew), que ela agiu em legítima defesa (Excludente de ilicitude), não houve crime. Sendo assim, o Princípio da Legalidade e o Princípio da Insignificância, podem ser citados em defesa da réu Drew.
- Quando Drew, moça loira de blusa branca, ainda no início do filme, fugiu de seu assassino, que corria atrás dela com uma faca, foi atropelada pelo carro de seu pai, que não a viu à frente. Caída, foi esfaqueada e morta.
Pergunta-se: De que forma o pai e o “assassino Pânico” responderão pelo crime de homicídio ( se é culposo, doloso, tentado ou consumado). Justifique sua resposta.
- O “Assassino Pânico” deverá responder pelo crime culposo, porque teve a intenção de matar a Drew.
O pai da moça, deverá responder pelo crime doloso, porque não teve a intenção de matar a Drew.
- O jovem Ray Wilkins foi morto na cozinha da casa da Cindy após ser esfaqueado nas costas com um facão enorme pelo assassino mascarado. Nesta frase, aponte o objeto jurídico (bem jurídico protegido: exemplo: vida, patrimônio etc), sujeito ativo ( quem comete o crime), sujeito passivo ( quem é vítima) e tipo objetivo (qual a conduta que se pune, a ação ( exemplo: matar, subtrair, constranger, lesionar).
- Objeto jurídico: vida; Sujeito ativo: Assassino Pânico; Sujeito Passivo: Ray Wilkins; Tipo Objetivo: Matar.
- Quando os estudantes seguiam pela estrada no interior de um veículo, atropelaram uma pessoa, pensando que a tivessem matado. Isso não ocorreu, mas julgando-a morta, jogaram o corpo no mar para ocultar o cadáver, e nessa ocasião ela acabou morrendo afogada. Considerando que na realidade estavam matando a vítima, quando pensavam estarem ocultando o cadáver, como responderão pelo crime. Justifique sua resposta.
- Responderão pelo Dolo Geral, Princípio da Consunção.
- Se os fatos ocorressem em um navio privado ancorado em Miami nos EUA, onde o assassino mascarado seria julgado?
- Seria julgado pelas leis dos EUA, pois trata-se de navio privado ancorado em Miami.
- O assassino mascarado fumou entorpecente na modalidade cannabis sativa ( maconha) junto com alguns estudantes e ali mesmo cometeu vários homicídios. Pergunta-se: será considerado “culpável”? Explique.
- Não será considerado “culpável”, porque o fato de ter utilizado entorpecente, tirou a capacidade de raciocínio.
Bibliografia
Wayans, K. I. (Diretor). (2000). Todo Mundo Em Pânico [Filme Cinematográfico].
...