ASPECTOS DA GLOBALIZAÇÃO QUE ATRAPALHAM A SOBERANIA
Por: marifaustroni • 15/6/2020 • Resenha • 330 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
Aspectos da globalização que atrapalham a soberania
Para analisar os aspectos da globalização que atrapalham a soberania, primeiro temos que analisar a globalização e seus aspectos e a própria soberania.
A globalização consiste numa mistura de aspectos sociais, culturais e econômicos, numa evolução tecnológica que deu inicio a terceira revolução industrial . Ela, que chegou em meados dos anos 80, com a ruptura das dificuldades comerciais e quando, a tecnologia da informática que estava interligada com a tecnologia das telecomunicações e informações se desenvolviam.
A globalização da economia ocasionou interações de aliança entre os Estados, sendo estes, obrigados a se aliarem em grupos, com a finalidade comum de troca, compra e venda. Essas interrelações cada vez mais curtas em que a globalização proporciona, trazem como consequência fortalecimento político e aproximação econômica, pois a globalização não é apenas o processo de produção, mas também as relações de consumo.
A globalização trás consigo privatizações, que gera revoltas na população e o estado na maioria das vezes reage com violência, como por exemplo, a privatização da agua na Bolívia em 2000.Outro aspecto a ser analisado, é a desigualdade social, pois as grandes empresas se distanciam de suas responsabilidades morais e sociais empregando pessoas e pagam muito pouco em países pobres, ademais é bem claro que a renda esta concentrada na mão da minoria o que é uma contradição bem grande ao capitalismo.
O estado é formado pelo povo em determinado território e organizado pela soberania, ela que, em teoria deve ser o poder absoluto do estado sobre suas decisões, exercida pelo povo através de seus governantes. Mas será que a soberania não tem que se adaptar no mundo globalizado? pois existem aspectos claro de que a globalização atrapalha na soberania, as privatizações, terceira revolução industrial, interrelações entre os países e sociedades ,são exemplos disso.
Desse modo, é visível que, como efeito do processo de globalização, o Estado Constitucional Moderno mostra cada vez menos respostas às demandas de segurança e desenvolvimento, sendo cada vez menos soberano.
...