ATIVIDADE AVALIATIVA: TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO SOBRE À FAVOR DAS COTAS RACIAIS
Por: Heindryka Lanay • 13/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 653 Palavras (3 Páginas) • 648 Visualizações
UNIVERSIDADE POTIGUAR
ESCOLA DE SAÚDE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
HEINDRYKA LANAY SANTOS MARTINS
ATIVIDADE AVALIATIVA: TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO SOBRE À FAVOR DAS COTAS RACIAIS
NATAL/RN
2019
HEINDRYKA LANAY SANTOS MARTINS
ATIVIDADE AVALIATIVA: TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO SOBRE À FAVOR DAS COTAS RACIAIS
A atividade avaliativa apresentado da Disciplina Serviço Social e Políticas Setoriais da unidade II, ministrada pela Professora Sabrina Silva Zacaron, como requisito avaliativo para obtenção da nota avaliativa.
NATAL
2019
TEMA: FALTA DE VALOR AOS MENOS FAVORECIDOS SE INCLUIR ÀS INSTITUIÇÕES DE QUALIDADE
Vivemos em intensa desigualdade social tendo como princípio a dívida histórica que país tem com os afrodescendentes por anos de exploração, a lei veio para minimizar as diferenças raciais e socioeconômicas que sempre existiram no Brasil.
Ocorrendo de a Lei n° 12.711 chamada Lei de cotas, que foi aprovada em 2012, afirma que a partir desta data todas as instituições de ensino superior federais no país deve de forma obrigatória reservar parte de suas vagas para alunos de baixa renda, negros, pardo e índios. Mas somente depois de um tempo, em 2016, que começou à chegar 12,5%, com ainda uma porcentagem baixa que precisa melhorar para os 50 %. Tendo como a desvantagem a injustiça de estudantes esses que tem uma condição financeira menos favorecida sem oportunidade de cotas na cadeira das melhores universidades, sendo ainda infelizmente mais conquistadas por candidatos com melhor poder aquisitivo em sua mãos.
Os negros sofreram por muito tempo uma verdadeira segregação racial ao redor do mundo baseada negativamente na discriminação racial a raça negra sendo inferior à branca, perpetuando uma série de prejuízos aos afrodescentes até os dias de hoje.
Mas mesmo que Lei tenha surgido para beneficiar parte da população, ainda existe, por todo país e entre todas às classes, resistência com sua implementação. Para quem é contra o sistema de cotas, a inconstitucionalidade da Lei, que reforça a maquiagem na educação e o preconceito, deve-se lembrar essas pessoas, que segundo o artigo 5º da Constituição Federal de 1988 brasileira que somos todos iguais, sem distinção de qualquer natureza além de trazer no inciso XLII do mesmo artigo que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível.
Considerando que o verdadeiro fator de segregação no Brasil, é a pobreza vigente, tendo alunos de escolas públicas sendo afetados pela má qualidade do ensino e a utilização ineficiente dos recursos financeiros destinados ao ensino superior qualquer aluno que as tenha cursado, de qualquer raça, possuindo grande dificuldade de ingressar nas universidades públicas. Por isso sendo importante o sistema de cotas sociais visando a diminuir a desigualdade social estabelecendo uma reserva de vagas no ensino superior.
...