ATPS de Economia
Por: luiz.guidoo • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.941 Palavras (8 Páginas) • 225 Visualizações
Universidade Anhanguera De São Paulo
ATPS de Economia
Fundamentos da Economia
Nomes: RA:
Bruno Herrero Ruiz 2980579396
Diogo Moreira Magarotto 9019442666
Jonas Germano 9088458751
Luiz Fernando Guido 9020444077
Paulo Henrique Araujo 8804338078
ETAPA 1
Passo 01
Tendo em vista a crise que se espalhou pelo mundo, podemos dizer que o Brasil ainda está em risco. Mesmo apresentando bom prognóstico devemos controlar a inflação e as políticas monetárias para continuarmos mantendo bons números quanto à demanda de empregos.
Faz-se importante o fator de confiabilidade dos empresários, pois só assim continuará havendo investimentos sem receios.
Outros fatores atuais contribuem para o aumento da inflação, a atual seca que invade nosso país encarece não só a energia elétrica, ressaltando que nossa maior fonte é a energia hidroelétrica, assim como também a seca acarreta prejuízos em safras de trigo e outros produtos agrícolas encarecendo seu preço em todo país.
Temos como exemplo três empresas afetas, sendo elas:
- Indústria de produção de parafusos: Esta sendo afetada devido à incredibilidade que a indústria esta tendo atualmente. Diminuindo as verbas de acionistas e o crédito no mercado.
- Escritório de Advocacia: Devido à alta da inflação e os valores nas contas de eletricidade, esta havendo cortes, e um dos primeiros cortes é o da verba para estagiários de Direito.
- Indústria metalúrgica: Está sendo afetada devido à incredibilidade. Diminuindo a demanda e assim reduzindo o número de funcionários.
Passo 2
Um dos maiores fatores para o crescimento do Brasil foi sem dúvida o setor agropecuário (7,0%), juntamente com as taxas de investimento que no ano de 2013 foi de 18,4%. Ajudando assim muitos brasileiros formarem suas microempresas, ouro fator ela ajudou neste quesito foi comércio (2,5%), a intermediação financeira (1,7%) e a despesa de consumo das famílias cresceu 2,3%.
Um dos fatores que influenciaram duas de nossas empresas-exemplo foi o crescimento das exportações (2,5%), dando chances de alavancar o serviço industrial das empresas 1 e 3. Já a empresa-exemplo 2, poderá ser afetada positivamente com o crescimento de 5,5% da formação bruta de capital fixo, tornando mais possível à estadia permanente de estagiários dentro da empresa, já que é mais fácil manter um beneficio menor comparado a um salário de um advogado já formado.
E suma, temos o equilíbrio entre os fatores que propiciam o crescimento econômico que vai de contrapartida com a situação da crise econômica que ameaça o país.
Passo 3
Segundo Marshall a demanda traduz a relação entre o consumo e o preço; Já o preço é determinado pelas relações entre demanda e oferta. Também segundo Marshall devemos nos atentar a condição de equilíbrio, a igualdade entre a quantidade demandada e a quantidade produzida. (Marshall, 1919).
A proposição original de Phillips é a de que “a taxa de crescimento dos preços será tão maior quanto mais intenso for o excesso de demanda”. (Phillips, 1958). Portanto, se os estoques forem pequenos enquanto a demanda estiver crescendo, as flutuações de preços serão mais sensíveis. De modo geral, estoques elevados estão relacionados a baixos preços.
Assim podemos relacionar o aumento do preço em relação ao combustível, pelo fato do pouco estoque e pelo crescimento da procura feita pelos carros-flex. Sendo insuficiente a própria produção teremos que importar de outros países, encarecendo assim o mesmo.
Passo 4
Os principais pilares da macroeconomia se dividem em quatro políticas, são elas: Política Fiscal, Política Monetária, Política Cambial e Comercial e Política de Renda. Que analisam respectivamente: Os agentes econômicos, a demanda da moeda e sua oferta, determina o nível de produção, as exportações de entradas de capitais financeiros.
Concordamos que todos estes pilares influenciam todas as nossas empresas-exemplo, de forma a fazer com que a produção e a oferta de emprego variem de acordo com esses conjuntos de políticas, de forma direta como os níveis de produção, e indireta como, por exemplo, a política cambial que pode desvalorizar a moeda vigente.
Ressaltamos a importância de termos todas essas políticas inter-relacionadas para que o sistema econômico esteja em harmonia, gerando lucros e empregos.
Etapa 02
Passo 01
Adam Smith, com o livro a riqueza das noções 1776, nos períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da filosofia social, da moral e da ética.
Na Grécia antiga, os primeiras referencias conhecidas de economia aparecem no trabalho de Aristóteles, que aparentemente foi quem cunhou o termo Economia em seus estudos sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas. Algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão e de Xenofonte.
O Doutor Franções Quesnay, autor da obra Tableau Economique, o primeiro a dividir a economia em setores mostrando a inter-relação dos mesmos.
David Ricardo aprimora a tese de que todos os custos se reduzem a custos do trabalho e mostra como a acumulação do capital, acompanhada de aumento populacional, provoca uma elevação da renda da renda da terra, até que os rendimentos decrescentes diminuem de tal forma os lucros que a poupança se torna nula.
...