TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Por:   •  28/4/2015  •  Resenha  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 7

Antropologia – o termo antropologia se origina anthropos - homem e logos – estudo, significa estudo do homem, é uma ciência que estuda portanto a humanidade, se divide em três campos:

- ciência social – conhecer o homem enquanto elemento de um grupo social organizado.

- ciência humana – volta-se para o estudo do homem como um todo, sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem.

- ciência natural – interessa-se pelo conhecimento (corpo e alma) do homem e sua evolução.

A antropologia se relaciona com as ciências biológicas e culturais, visando o estudo do ser físico e cultural.

Objetivo da antropologia – visa ao conhecimento completo do homem, o que a torna muito mais abrangente. Seu interesse está no homem como um todo (ser biológico e cultural), tenta compreender a existência humana em todos os seus aspectos, no espaço e no tempo, busca também a compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social.

Objeto de estudo da antropologia -  seu objeto de estudo é o homem e suas obras, engloba as formas físicas primitivas e atuais do homem e suas manifestações culturais diferenciadas, utilizando para isso método comparativo em busca de respostas para uma infinidade de porquês, tentando compreender semelhanças e diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos.

Divide-se em dois grandes campos de estudo, com objetivos definidos e interesses próprios: Antropologia física ou biológica e Antropologia cultural.

Antropologia Física – estuda a natureza física do homem, suas origens e evolução, sua estrutura anatômica, seus processos fisiológicos e as diferentes características raciais das populações humanas antiga e modernas.

Dividem-se em:-  Paleontologia humana, Somatologia, Raciologia, Antropometria e Estudos comparativos do crescimento.

Paleontologia – estuda origem e evolução humana através, comparando fósseis dos primatas e do homem moderno.

Somatologia – somato – corpo humano, logia – estudo, descreve variedades existentes do homem, diferenças físicas individuais e sexuais.

Raciologia – estuda etnia do homem, classificando a espécie humana por raça, e miscigenação, características físicas de cada uma delas.

Antropometria – usa técnicas de medição, medidas do corpo humano (crânio, ossos, etc.).

Estudos comparativos do crescimento – ampliação dos somatologos, procurando conhecer as diferenças entre grupos quanto crescimento, alimentação, exercícios físicos, maturidade sexual, etc.

Antropologia Cultural – estudo do homem como ser cultural, investiga culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças, seu objetivo básico estudo da relação entre comportamento instintivo e adquirido por aprendizagem. Seu campo de estudo abrange: arqueologia, etnografia, etnologia, linguística, folclore, antropologia social, cultura e personalidade.

Arqueologia - tem como objeto de estudo as culturas do passado, extintas, que em épocas remotas desenvolveram formas culturais, representando fases da humanidade não registradas em documentos escritos, para isso, se divide em dois campos: - arqueologia clássica tenta reconstruir as antigas civilizações letradas (Egito, Grécia) e a antropologia arqueológica trata dos primórdios da cultura, populações extintas (paleolítico, neolítico).  

Etnografia – se preocupa com a descrição das sociedades humanas, consiste na observação e análise de grupos humanos considerados em sua particularidade, culturas simples conhecidas como primitivas, por exemplo: sociedades rurais, índios.

Etnologia – ramo da ciência da cultura que utilizam dados coletados pelo etnógrafo, preocupa-se com a analise, interpretação e comparação entre as variadas culturas existentes, considerando suas semelhanças e diferenças. Enfatiza as inter-relações de homem e meio ambiente, individuo e cultura, tentando compreender suas mudanças.

Linguística – estudo da linguagem como meio de comunicação e também instrumento de pensamento, através da diversidade de línguas acompanha a variedade de culturas, cada uma delas com suas formas e estruturas básicas definidas.

Folclore -  definido como estudo da cultura espontânea dos grupos humanos, se dedica ao estudo de determinados aspectos culturais, ou seja, cultura material e espiritual, que ainda permanecem no meio do povo, tem seus próprios métodos e técnicas de pesquisa cientifica.

Antropologia Social – estudo dos processos sociais e da estrutura social, seu interesse está centrado na sociedade e nas instituições, levando em conta as diferenças existentes entre grupos humanos e as relações sociais que as regem – o familiar, o politico, o religioso e o jurídico.

Cultura e personalidade – o individuo não é visto como um simples receptor e portador de cultura, mas como um agente de mudança cultural, desempenhando papel dinâmico e inovador. Individuo, sociedade e cultura são três aspectos inter-relacionados, indispensáveis na análise do comportamento humano.

Ciências afins – a antropologia, embora autônoma, relaciona-se com outras ciências, trocando experiências e conhecimentos. Mantém relações interdisciplinares com as ciências que centram no estudo do homem, emprestando seus dados pesquisados em relação a existência humana como base para outras ciências como: sociologia, psicologia, economia politica, geografia humana, direito e historia.

Sociologia – é a ciência que mantem relações mais íntimas com a antropologia, auxiliam-se na compreensão do homem como um todo vivendo em sociedade. Utilizam-se de teorias, conceitos, métodos e técnicas desenvolvidas pelos seus especialistas.

Psicologia – a relação entre as duas são estreitas, ambas têm seu foco no comportamento humano.

Economia politica – a economia politica é capaz de explicar todo o procedimento econômico humano, e a antropologia preocupa-se com a globalidade da cultura, enfatizando o conhecimento das instituições econômicas e politicas. Toda sociedade se organiza politicamente em instituições que regulam o poder, a ordem e a integridade do grupo, tendo neste aspecto seu ponto em comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com