Análise de Texto “UMA MORFOLOGIA DA HISTÓRIA: AS FORMAS DA HISTÓRIA ANTIGA”
Por: Raquel Rani • 21/8/2017 • Resenha • 388 Palavras (2 Páginas) • 1.002 Visualizações
1.Objeto do texto:
O objeto do texto é a história sendo estudada como ciência, ou seja, uma disciplina científica.
2.Objetivos Implícitos e explícitos:
Tem como objetivo apresentar e definir idéias particulares sobre o modo como os historiadores pensam e adquirem conhecimento sobre o passado para dar-lhe sentido e contexto e apresentá-lo aos leitores. Ênfase que há limitações inerentes a qualquer tentativa de entender e interpretar o mundo.
Repensar a História Antiga atribuindo uma cientificidade para o estudo resultando assim em um estudo do campo da ciência histórica apresentando o modo como o historiador produz e escreve história.
Investigar no desenvolvimento do artigo as formas e como são utilizadas pelos historiadores.
3. Ideia Central e seus fundamentos:
Apresenta a ideia que História é vista como reconstrução do passado no entanto o passado é inacessível, nosso acesso a ele é limitado pelo presente através de vestígios (objetos, textos ou recordações). Estes vestígios constitui o passado que se torna história uma vez que é lhe atribuindo sentido e contexto e representando teorias, porém os vestígios só representam o passado de modo indireto, através de mediações, denominadas Ciência da História são as teorias e as ”formas”.
Teorias e modelos transformam vestígios em interpretações do passado e propõem reconstruções da história humana. As formas são os modos que o historiador traz o passado para o presente e passa o conhecimento para os leitores.
Mas os vestígios ainda são descontínuos e desconexos a relação que se estabelece entre eles parte de uma teoria de que fazem parte da mesma realidade.
Explica ao longo do artigo também a ideia de história científica que é um “jogo” interpretativo entre modelos, teorias e documentos com base em contextos. O processo de contextualização tem vários graus: definir um período definir uma sociedade ou cultura e assim por diante.
4.Divisão do Texto:
O texto é dividido em 3 partes. Um resumo inicial apresentando com o objeto do texto e os objetivos explícitos. A introdução onde o autor apresenta seus objetivos com as ideias de produção de conhecimento da história e o que será discutido ao longo do artigo. E por fim o desenvolvimento, titulado “A PRÁTICA DA HISTÓRIA: TEORIAS, MODELOS E FORMAS” onde o autor desenvolve seus ideias sobre a história científica e as formas como é estudada e passada adiante pelos historiadores, reforçando e desenvolvendo seu objetivo apresentado no resumo inicial.
...