Argumentos
Por: elaribe • 14/8/2015 • Resenha • 281 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Distinção entre Argumentos:
- Argumento de Consenso
São argumentos baseados no que todo mundo já sabe e que não necessita necessariamente em base científica. É o argumento que traz uma afirmação que representa consenso geral, incontestável. São mais utilizados quando se quer defender um ponto de vista, uma opinião, um argumento que é massificado; ninguém irá apelar contra, pois é conhecido universalmente.
- Argumento de Raciocínio Lógico
É fruto de uma interpretação pessoal e facilmente contestável. Nesse tipo de argumento você forma uma ideia baseada em outros fatores correlatos, requerendo clareza, atenção e objetividade. Cuidar sempre com a coerência e contradição.
- Argumento de Competência Linguística
Em relação a competência linguística, quer nos dizer que devemos requerer uma linguagem mais culta. Assim o que dissermos, transmitirá confiabilidade, usando dessa forma um vocabulário mais adequado, inclusive para cada tipo de situação. Desta maneira estaremos passando credibilidade às nossas informações.
- Argumento de Prova Concreta
Neste tipo de argumento busca-se evidenciar nossa tese por meio de informações concretas, extraídas da realidade. Podem ser usados dados estatísticos ou falsos ou fatos notórios. Esse argumento é diferente ao de autoridade, pois aqui, não se pensa no nome da instituição ou da pessoa em si, mas nas informações que são concedidas.
- Argumento de Autoridade
Esse tipo de argumento acontece quando pegamos o dito de alguém. A ideia se sustenta pela citação de uma fonte confiável, que pode ser um especialista no assunto ou dados de instituição de pesquisa, uma frase dita por alguém, líder ou político, algum artista famoso ou algum pensador, enfim, uma autoridade no assunto abordado. A citação pode auxiliar e deixar consistente a tese, desde que seja qualificada em relação ao assunto que estamos tratando.
...