TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões - Código de Ética

Por:   •  25/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Quais os órgãos responsáveis por fiscalizar e disciplinar as atividades profissionais exercidas por Administradores e Economistas?

O CRA (Conselho Regional de Administração) é o órgão responsável pela fiscalização do exercício da profissão do administrador, organiza e mantém o registro da profissão, expede as Carteiras Profissionais e julga infrações, impondo a elas as penalidades referidas por lei. Vale lembrar que este segue as diretrizes formuladas pelo CFA (Conselho Federal de Administração).

 Já para os economistas, o órgão que atua na supervisão e fiscalização do exercício profissional dos economistas são os Conselhos Regionais de Economia, que têm sua atuação sistematizada pelo Conselho Federal de Economia.

  1. Estes órgãos encontram fundamento em alguma lei?

        Para os administradores, segundo a lei federal nº 4.769/1965, que criou e regulamenta a profissão, só poderá exercer tal profissão o profissional que estiver legalmente habilitado com registro no CRA e portando a Carteira de Identidade Profissional. Caso contrário, estará na ilegalidade e sujeito a penalidades, como multas, perda de cargo, entre outros.

        Para economistas, conforme dita a Lei Federal nº 1.411/51, regulamentada pelo Decreto nº 31.794/52, com nova redação dada pela Lei nº 6.021/74, Lei nº 6.537/78, e Resoluções do Conselho Federal de Economia, compete ao Conselho Regional de Economia: registrar, disciplinar e exercer a fiscalização da profissão de Economista.

  1. Economistas e Administradores devem respeitar o mesmo Código de Ética? Explique.

Considerando, como escrito no Código de Ética para os profissionais da administração, que este é matéria de alta importância para o exercício da profissão, estabelecendo conduta moral, profissional e indicando normas que devem inspirar o exercício das atividades profissionais. Assim como o apresentado no Código de Ética Profissional do Economista, apresentando-se como instrumento para disciplinar o exercício da profissão. Basta notar que ambas as profissões são diferentes e, portanto, não existe fundamento dotado de razão para que ambos seguissem as mesmas normativas, possuíssem os mesmo deveres, obrigações e direitos. Mesmo assim, é claro que haverá pontos de semelhança entre si, e, também, entre os códigos de outras profissões, um exemplo é a ideia trazida inciso 1 do artigo 7º.

  1. Analise o Código de Ética Profissional do Administrador, mencionado na última aula e realize uma análise comparativa entre os direitos e deveres que figuram nesta norma e no Código de Ética aplicável aos Economistas.

        Ambos consideram valorizam o bem comum e público, o desenvolvimento da sociedade e o profissional, indicando, por exemplo, a necessidade de manter-se atualizado. A honestidade e dignidade profissional como valores a serem seguidos, o sigilo de informações privativas, a justa remuneração pelos trabalhos prestados etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com