As dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas perante à sociedade.
Por: Palloma Santos • 19/8/2019 • Projeto de pesquisa • 540 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
1.TEMA
As dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas perante à sociedade.
2.PROBLEMATIZAÇÃO
Será que a sociedade trata o índio de maneira igualitária?
É de conhecimento geral que os povos indígenas tem uma grande importância e contribuição na história do Brasil. Também, que com a chegada e a estadia europeia por aqui, a população indígena foi quase extinta, perdendo suas características e seus costumes, adotando a língua, a religião e a cultura portuguesa.Apesar disso tudo, ainda hoje há reservas onde os índios vivem a sua maneira em pleno século XXI.
O problema é que, por serem diferentes da maioria da sociedade,acabam enfrentando diversas dificuldades que colocam sua cultura e existência em risco.Por exemplo, um dos maiores problemas enfrentados pela população indígena brasileira é em relação à ocupação de terras, que mesmo tendo ocupação e sendo regularizada há disputas frequentes pelos territórios, tendo como objetivo
Outra grande dificuldade é a pobreza,a maioria dos indígenas tem dificuldade de conseguir emprego e a principal renda vem do artesanato. Será que isso ocorre só pelo fato de serem índios?
3.OBJETIVO GERAL
ANALISAR os empecilhos que os indígenas encontram em seu dia a dia no meio social.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
COMPREENDER a vida dos indígenas no Brasil.
CONHECER maneiras de sanar os problemas pelos quais o índio enfrenta.
IDENTIFICAR o direito da população indígena.
4.JUSTIFICATIVA
O senso demográfico de 2010 realizado pelo IBGE constatou que há no Brasil cerca de 817.963 indígenas. Constatou também que, 22,9 deles não possuíam nenhum tipo de renda, o que é preocupante, pois os mesmos quando saem á procura de emprego, sofrem muito, quando tratados com preconceito pela sociedade, e principalmente com a pobreza. Por isso, muitos buscam ter uma fonte de renda para sobrevivência, uma delas é o artesanato, mais presente na região litorânea.
Apesar dos avanços atuais e de a Constituição Federal de 1988 assegurar que o indígena tem direito á terra, a população ainda padece com a falta de demarcação e com os interesses dos fazendeiros rumo á exploração dessas terras. Isso, causa diversos conflitos entre índios e as pessoas que querem obter vantagem sob á terra, muitas vezes sendo ameaçados, expulsos e até assassinados.
Uma das dificuldades em que o índio vive é a de manter sua cultura, pois quando entram em contato com a sociedade externa são influenciados de alguma forma, correndo o risco de perder sua tradição. Dessa forma, é muito importante que a comunidade tenha um apoio para que seja preservada a sua cultura.
Diante de todos esses motivos citados, se justifica a adoção de medidas que possam reparar e contribuir para a garantia dos direitos dessas populações.
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SOUSA, Rafaela. População indígena Brasil.
...