OS PROBLEMAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS ENTIDADES COM A AUSENCIA DA CONTROLADORIA
Artigo: OS PROBLEMAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS ENTIDADES COM A AUSENCIA DA CONTROLADORIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miriamrbastos • 22/11/2014 • 768 Palavras (4 Páginas) • 969 Visualizações
Ciências Contábeis / 7º Semestre
Controladoria
Professor: Thomas Weissheimer
RESENHA: OS PROBLEMAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS ENTIDADES COM A AUSENCIA DA CONTROLADORIA
LÍVIA LUANA SOARES CRUZ, MARIANA ALVES ROCHA, MIRIAN REGINA DE BASTOS ALVES E PATRÍCIA CRISTINA BORGES DO COUTO.
LUZIÂNIA- GO
2013
1. INTRODUÇÃO
Com o aumento da complexidade das operações empresariais, acentua-se cada vez mais a importância da Controladoria como instrumento capaz de proporcionar os elementos necessários à administração correta das várias áreas existentes na empresa. Sendo considerada uma ciência contábil evoluída, a Controladoria é formada por conceitos, instrumentos e responsabilidades que fazem dela uma unidade administrativa que desempenha um conjunto de atividades em uma organização. Como se vê, a definição da Controladoria envolve duas correntes: uma a vê como ciência e outra como unidade administrativa.
Sendo a Controladoria, a unidade administrativa responsável pelo monitoramento da eficácia da organização, entende-se que o seu ponto-chave é o lucro, como medida da eficácia empresarial, e sua atividade consiste em apoiar a alta administração de modo a assegurar a obtenção do resultado planejado pelos gestores. Vista como uma unidade administrativa, a Controladoria tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia e demais aspectos econômicos (gestão de impostos, por exemplo) na organização.
2. OS PROBLEMAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA AUSÊNCIA DE CONTROLADORIA.
As empresas, independentemente de porte e segmento, deveriam ter a estrutura organizacional como um de seus maiores desafios e desta forma assegurar a eficácia de sua gestão. Para tanto, necessita que suas informações sejam pontuais e integradas e que, aliadas a uma visão sistêmica e de futuro de seus gestores, facilitem o processo decisório. Todos os setores de uma empresa são vitais para seu pleno funcionamento, mas a controladoria em particular é extremamente importante para sua saúde e prosperidade, pois é ela que é responsável pelo acompanhamento do planejamento realizado.
Atualmente diversos fatores como competitividade no mercado e sua rotatividade faz com que empresas sem planejamento tenham um prazo curto de vida. E como um dos princípios fundamentais da controladoria é dar continuidade a empresa, o controller zela por basicamente todas as áreas da entidade, desde sua área operacional a demais áreas tais como financeira, tributaria, administrativa e etc.
A controladoria detém o conhecimento de todas as áreas na empresa, tal conhecimento é adquirido através de observações de diversos fatos corriqueiros que a empresa exerce, e desta forma consegue apontar o que esta sendo realizado de forma correta e o que poderia ser feito para sanar alguns problemas pela qual a empresa esteja passando.
Uma das principais benfeitorias que a controladoria pode trazer para a empresa e justamente o que podemos chamar de suporte de informação. Tal ferramenta que para muitas empresas que não possuem visão ampla não representam muito, porem é a mais valiosa função da controladoria.
Visto que para se tomar decisões, empresários, administradores
...