As filosofias jusnaturalistas a luz dos pensamentos filosoficos de São Tomás de Aquino e Hugo Grotius
Por: AC1994 • 9/6/2015 • Artigo • 671 Palavras (3 Páginas) • 616 Visualizações
2º CHECK DE PAPER
CURSO DE DIREITO – 2º PERÍODO
DISCIPLINA – HISTÓRIA DO DIREITO
PROF: ARNALDO VIEIRA
TEMA: Escola e pensadores jurídicos na Idade Média e Idade Moderna
DISCENTES:
Ana Clara Candeia Araújo
Sabrina de Souza Cunha
DELIMITAÇÃO:
A doutrina filosófica jusnaturalista à luz dos pensadores São Tomás de Aquino e Hugo Grotius.
PORTFÓLIO:
AQUINO, Santo Tomás. Escritos Políticos de Santo Tomás de Aquino. Tradução de Francisco Benjamim de Souza Neto. Petrópolis. Vozes, 1997.
O autor apresenta algumas considerações acerca da importância da leitura de Aristóteles na elaboração do pensamento político de Tomas de Aquino.
DIAKOV, V e KOVALEV, S. História da Antiguidade. Grécia. 2º vol. Trad. João Cunha de Andrade. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Nessa obra, os escritores russos colocam uma visão, metodologia e interpretação da história diferente da dos historiadores ocidentais.
DINIZ, Maria Helena. Compêndio de introdução à ciência do direito. 7. ed. – São Paulo: Saraiva, 2005.
O autor procura dar aos que se iniciam ao estudo do direito uma visão panorâmica e sintética das principais fundamentações doutrinárias da ciência jurídica. Procura levar os estudantes a uma viagem nos domínios da ciência jurídica a adotar uma atitude critica sobre questões do direito.
_________________. Dicionário Jurídico, 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
Dicionário para buscar significado de termos jurídicos.
KLABIN, Aracy Augusta Leme. História Geral do Direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
Em sua dissertação, o autor apresenta os povos antigos e o seu Direito, desde as sociedades mais conhecidas, como Grécia e Roma, até as mais exóticas como Índia, China e outras, num texto simples e rico em ilustrações.
O.P., Padre Édouard. Os Princípios da Filosofia de São Tomás de Aquino: as vinte e quatro teses fundamentais, Porto Alegre: EDIPUCRS,1998.
O livro cuja tradução tem conteúdo filosófico, pelas credenciais notáveis do Autor, pela consideração recebida do Magistério Eclesiástico. Contendo em síntese as fundamentais teses da filosofia de S. Tomás, indicadas para serem seguidas na formação filosófica e teológica dos levitas, que se aprontavam para o sacerdócio.
Suma de Teologia, II-II, q. 58 a.6.
Estudos sobre São Tomás de Aquino.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................................ XX
2 SÃO TOMÁS DE AQUINO E SEU PENSAMENTO JURÍDICO..............................XX
2.1 As dimensões da lei para Tomás de Aquino.................................................................XX
3 HUGO GROTIUS E SEU PENSAMENTO JURÍDICO............................................. XX
3.1 A empregabilidade do Direito Natural em Grotius.....................................................XX
4 COMPARAÇÃO ENTRE SÃO TOMÁS DE AQUINO E HUGO GROTIUS A LUZ DE SEUS RESPECTIVOS PENSAMENTOS..................................................................XX
4.1 As influências jusnaturalistas de Tomás de Aquino e Grotius na modernidade..........................................................................................................................XX
5 CONCLUSÃO................................................................................................................... XX
REFERÊNCIAS................................................................................................................... XX
1 INTRODUÇÃO
2 SÃO TOMÁS DE AQUINO E SEU PENSAMENTO JURÍDICO
...