Atividade História da Educação
Por: Pokorny250 • 15/6/2023 • Artigo • 375 Palavras (2 Páginas) • 78 Visualizações
Atividade 3 – História da Educação
O movimento da escola nova foi um grande marco na história do Brasil. Iniciado na década de 20, a metodologia visava romper com as antigas praticas de ensino que colocava o professor como o único detentor do conhecimento e foco absoluto durante as aulas, com técnicas de memorização e exercício de repetição.
Dentro desse movimento, a educação se daria a partir da ação dos alunos, a frase “aprender fazendo” se encaixa perfeitamente na ideologia do movimento. Via-se que a educação seria baseada na ação do aluno, sendo ele o protagonista das suas ações pedagógicas e romperia com as instruções dadas pelo professor. Além disso, havia-se na ideologia do movimento o seguimento de que a educação deveria ser laica, gratuita e democrática, rompendo mais uma vez com o monopólio de educação advindo da Igreja Católica, enraizada nesse nicho desde a expedições jesuítas, e com os colégios particulares.
Não podemos esquecer de que as antigas tradições se perpetuaram por séculos dentro da sociedade brasileira e foi só após a chegada dos ideias escolanovistas que rompeu com esse domínio. Por conseguinte, esse movimento consegue ser influente até hoje, mesmo após um século de seu nascimento. Escolas como o P.E.I Walther Weiszflog, em Caieiras – São Paulo, segue a linha dos escolanovistas, tendo seu ensino democrático, laico e o principal, o aluno é o protagonista do seu aprendizado. Graças a esse movimento, abriu-se espaço para os alunos se expressarem, se comunicarem e compartilharem suas experiências.
Hoje o professor atua como um mediador entre o conhecimento e seu aluno, ele o leva para o esclarecimento e racionalidade e troca vivencias com o mesmo. Fazendo com que sempre a engrenagem de educação gire para o avançar da relação.
Um dos principais intelectuais do movimento foram o Anísio Teixeira, Lorenzo Filho e Fernando de Azevedo. Eles encabeçaram a causa do Manifesto dos Pioneiros de 1932, onde se reuniram com outros educadores montando um documento criticando e guiando o Estado pela educação do povo brasileiro.
Em suma podemos ver que a Escola Nova tomou proporções tão grandes que não se limitou apenas a uma década, até hoje esse movimento se faz atual, ao se defender a laicidade, gratuidade e universalidade do ensino em todas as esferas políticas do Brasil.
...