Atividade de filosofia
Por: Gica18 • 2/9/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 799 Palavras (4 Páginas) • 620 Visualizações
v[pic 1]
ATIVIDADEDE FILOSOFIA– 2ª Série - 1º Bimestre
Primeiro Questionário (1,0)
- Qual é a relação entre poder e força? (0,5)
Poder é capacidade de produzir efeitos em indivíduos ou grupos humanos e ele pode ser divido em duas formas, quem pratica o poder e aquele sobre o qual é praticado. Para que possam realizar o poder é necessário ter força, mas não física. Força não significa uso de meios violentos de conseguir o que quer, mas de meios que permitam influenciar no comportamento de outra pessoa. Sendo assim quando a pessoa é poderosa, ela é forte, isso é ela consegue influenciar a vida de um individuo ou um grupo de pessoas.
- Explique em que sentido o conceito de poder legítimo passou por alterações significativas na Idade Moderna.(0,5)
O Estado tinha que assegurar que para a maioria dos governados obedecessem, não era necessário o uso da força física e esse consenso torna o uso do poder, legítimo. Essa legitimidade mudou durante os séculos, ate chegar a idade moderna. Ao longo da historia humana existiu os Estados teocráticos onde o poder legitimo vinha da vontade de Deus; nas monarquias hereditárias o poder era transmitido de geração para geração e mantido pela força da tradição; nos governos aristocráticos apenar os melhores exerciam as funções de mando (dos mais ricos, os mais fortes, os de linhagem nobre ou da elite do saber); na democracia , ou seja hoje em dia, o poder legítimo nasce da vontade do povo.A legitimidade passou por diversas mudanças, porque os tempos foram evoluindo e precisavam achar um jeito de governar sem o uso da força física.
Segundo Questionário (1,5)
- Interprete a alegoria da caverna do ponto de vista político. (0,5)
O mito da alegoria pode ser explicado da seguinte maneira: as pessoas que estão dentro da caverna não conhecem a realidade, na história os prisioneiros acreditam apenas nas sombras que são criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos no dia a dia. Só é possível que essas pessoas conheçam a realidade se saírem da caverna. As sombras projetadas dentro da caverna é como se fossem os políticos, governadores e demais pessoas que trabalham na política, tentam enganar o povo, deixando a população alienada assim como as pessoas que viviam dentro da caverna. Para que os indivíduos deixassem de ser ignorante, precisariam sair de dentro da caverna.
- Faça um quadro comparativo entre Platão e Aristóteles, indicando as semelhanças e diferenças entre suas concepções de política. (0,5)
Platão acreditava que tudo no mundo era dividido entre mundo sensível e inteligível, para ele havia dois tipos de espécies de seres: o primeiro tipo era o visível e perecível (esse individuo vivia no mundo sensível), em segundo o invisível e perene (o individuo vive no mundo inteligível). O filósofo tinha a opinião de que o mundo das idéias (o inteligível) era uma reminiscência, ou seja uma lembrança ou um saber que já estava presente na alma. Platão dizia que o Estado era a reprodução da alma. Diferentemente de Platão, Aristóteles buscou uma forma de ver o mundo mais realista e moderado, ele acreditava no poder de relações sociais concretas, não havia a explicação de mundo inteligível ou sensível, não era a alma que interferia na forma em que o Estado se encontrava. Aristóteles defendia dois conceitos que formavam a estrutura política: a justiça e a amizade. A amizade cumpria a função de educar os cidadãos para poderem conviver como uma comunidade. O Estado, também é formado pela justiça, que era subdividida em: distributiva (tinha como dever dividir os bens de acordo com os méritos, aquele que merece mais deve receber mais do que aquele que merece menos), comutativa (tinha como dever corrigir a distribuição, afim de melhorar a desigualdade na vida dos cidadãos, de um modo que aquele que merece pouco, tenha somente o que necessita para viver. Aristóteles era mais realista que Platão, sendo assim a opinião sobre política é muito diferente.
...