Atividade estruturada
Por: Rodrigobielson • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 747 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
Título: As grades do condomínio são para trazer proteção¿
Público alvo: colegas de trabalho
Tabulação dos resultados:
Entrevistados: 10 pessoas, sendo 06 mulheres e 04 homens
Idade média: 45,7 anos
Pergunta 1:
SIM: 100%
Pergunta 2:
REGULAR: 10% (100% H)
RUIM: 50% (80%M e 20% H)
INEFICAZ: 40% (50% H e M)
Pergunta 3:
SIM: 80% (50% H e 50% M)
NÃO: 20% (100% M)
RELATÓRIO DA PESQUISA
APRESENTANDO A PESQUISA
A PROPOSTA DA PESQUISA
O presente relatório é resultado da pesquisa de campo “As grades do condomínio são para trazer proteção¿”.
A proposta da pesquisa é levantar as causas da violência urbana, bem como formular propostas de solução.
A abordagem direcionou-se para meus colegas de trabalho, sendo estes seis mulheres e quatro homens, com média de idade de 45,7 anos.
A prática de campo realizou-se em duas fases diferenciadas. A primeira contou com três questões fechadas de múltipla escolha e a segunda com uma aberta discursiva.
RESULTADOS DAS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA
A primeira questão levantada, “você já foi vítima de violência urbana¿”, teve como objetivo apresentar um panorama das experiências concretas vividas pelo entrevistado quanto ao tema proposto. Neste sentido, foi verificado que 100% das pessoas ouvidas, ou seja, a totalidade dos entrevistados, já foram vítimas de alguma violência urbana.
A segunda, “o que você acha sobre o papel do Estado neste aspecto¿”, teve o intuito de mostrar a percepção das pessoas acerca de como o poder público trata a questão da violência urbana. O resultado, desta vez, foi mais diversificado, no sentido de terem sido citadas três das cinco alternativas, quais sejam, “ótimo, bom, regular, ruim ou ineficaz”. 10% acharam que o papel cumprido pelo Estado é regular. Desta gama, todos eram do sexo masculino. 40% consideraram ineficaz o serviço prestado pelo poder público em relação ao tema estudado, desta vez em percentuais igualmente divididos entre homens e mulheres. Por último, e o resultado mais numeroso, foi o de pessoas que tiveram como opinião que a atividade praticada pelo Governo no campo da segurança pública é ruim: 50%. Ou seja, metade dos entrevistados considerou que o Estado não cumpre o papel da maneira que deveria. Desses, 80% eram do sexo feminino e apenas 20% do masculino.
A terceira pergunta foi: “a lei determina que menores infratores não sejam punidos da mesma forma que os adultos. Você concorda¿”. 80% disseram que sim, enquanto 20% afirmaram que não, sendo que 100% desta última categoria são do sexo feminino.
RESULTADOS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS
Finalmente, foi feita a seguinte ponderação: qual seria sua sugestão para melhorar os índices de violência urbana na cidade do Rio de Janeiro¿
Naturalmente, foram inúmeras e heterogêneas as respostas. As mulheres responderam da seguinte maneira:
- maior investimento para capacitação e treinamento para os policiais (compartilhada por três entrevistadas)
- melhores salários
- punições eficazes para policiais infratores
- mais investimento na educação (compartilhada por três entrevistadas)
- mais oportunidades de empregos dignos
- aplicação da lei para os que cometem crimes
- adoção de medidas para oferecer aos menores infratores possibilidade de recuperação (compartilhada por duas entrevistadas)
- campanhas educativas
- aumento de policiamento
- priorizar penas alternativas
...