Ativo e passivo ambiental
Artigo: Ativo e passivo ambiental. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: hthiago • 4/11/2013 • Artigo • 547 Palavras (3 Páginas) • 563 Visualizações
1 – INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo efetuar os lançamentos de baixa de parcela de ativos ambientais, reversão de provisão de passivo ambiental e elaboração de um Balanço Patrimonial após estes lançamentos.
Definiremos conceitualmente também o que é um ATIVO e um PASSIVO ambiental.
Na sequencia do trabalho iremos calcular os juros de um financiamento pelo sistema composto, calcular a depreciação de um bem, elaborar a DRE e levantar um BALANÇO PATRIMONIAL com base nas informações recebidas e nas por nós calculadas.
Detalharemos também os procedimentos contábeis referentes a uma despesa orçamentária e também o que diferencia uma produção temporária de uma produção contínua.
3 – ATIVO E PASSIVO AMBIENTAL
3.1 – Ativo Ambiental
São considerados ativos ambientais todos os bens e direitos destinados ou provenientes da atividade de gerenciamento ambiental, podendo estar na forma de capital circulante ou capital fixo.
O capital circulante (capital de giro) é o montante aplicado para a realização da atividade econômica da empresa, sendo composto pelas disponibilidades e pelos ativos realizáveis a curto e longo prazo. Exemplos de ativos ambientais que se enquadram neste grupo:
a) na conta disponibilidades podem ser contabilizados os valores referentes a recebimentos oriundos de uma receita ambiental;
b) nos ativos realizáveis a curto e longo prazo podem ser lançados os direitos originários de uma receita ambiental e os estoques, quando relacionados com insumos do sistema de gerenciamento ambiental ou com produtos reaproveitados do processo operacional.
No capital fixo as contas ambientais podem ser divididas em:
a) Investimentos: participação societária em empresas ecologicamente responsáveis;
b) Imobilizado: bens destinados a manutenção do gerenciamento ambiental, por exemplo, filtros de ar, equipamentos da estação de tratamento de efluentes, etc.;
c) Diferido: gastos em desenvolvimento de tecnologia "limpa" de produção que beneficiarão exercícios futuros, como por exemplo, os gastos de implantação do Sistema de Gestão Ambiental para a certificação ISO 14001.
Para completar o grupo do ativo, vale destacar, também, o ativo ambiental intangível que são bens ou direitos incorpóreos de difícil mensuração. Como exemplo, pode-se citar a certificação ISO 14001 que trará valorização da imagem e marca da empresa.
3.2 – Passivo Ambiental
Passivo ambiental é toda obrigação contraída voluntária ou involuntariamente destinada a aplicação em ações de controle, preservação e recuperação do meio ambiente, originando, como contrapartida, um ativo ou custo ambiental.
De acordo com a IAS 371, para o reconhecimento de um passivo ambiental deve-se atender os seguintes requisitos (apud FERREIRA, 2000, p.115):
a) O primeiro deles é de que a entidade tem uma obrigação presente legal ou implícita como conseqüência de um evento passado, que é o uso do meio ambiente (água, solo, ar) ou a geração de resíduos
...