COMENTÁRIO DO TEXTO DE LEONARDO BOFF
Por: 19991212 • 13/4/2016 • Resenha • 368 Palavras (2 Páginas) • 2.227 Visualizações
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAJAZEIRAS - FESC
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS-FAFIC
BACHARELADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
ANTÔNIO LACERDA ROLIM NETO
COMENTÁRIO DO TEXTO DE LEONARDO BOFF
CAJAZEIRAS – PB
2016
COMENTÁRIO DO TEXTO DE LEONARDO BOFF
De certo, a sociedade atual já não desfruta mais de muitos costumes considerados éticos e é nessa pespectíva que Leonardo Boff, um dos mais renomados teólogos brasileiros, constrói uma crítica sobre as questões sociais atuais com relação a ética e a moralidade. Leonardo no inicio de seu texto disserta sobre um assunto que está bastante presente no nosso dia-a-dia. O mesmo afirma que para que haja ética, deve haver uma relação entre indivíduos, porem essas relações podem ser de caráter maléfico ou benéfico sendo utilizado como exemplo o fato de que os indivíduos em questão podem querer dominar um ao outro como podem formar uma aliança.
Sendo assim, é evidente que a ética, para ser alcançada acarreta ações que não são de fato “éticas”, gerando assim uma controversa abordada no texto quando o autor cita que a ética é antiética. Trazendo para os dias atuais essa realidade não é tão incompreencivel, pois grande parte das pessoas almejam crescer (no sentido figurado), e algumas delas não medem esforços pra conquistar tal ato, utilizando em certos casos de táticas um tanto quanto desonestas.
No decorrer da obra Leonardo entra em um dos temas mais debatidos de toda a humanidade, a desigualdade social. O autor apresenta em sua obra algumas caracteristicas relevantes desse tema e critíca de forma indireta o sistema captalista evidenciando fatos que provam que esse sistema econômico tem forte influência na desigualdade social. Permanecendo na linha de raciocinio de Boff, o mesmo atribui algumas caracteristicas a sociedade, entre elas as de que a mesma valoriza mais a competição do que a cooperação, tomando como exemplo as pessoas que conseguem ganhar a vida sozinhas buscando apenas o bem estar proprio.
Diante do exposto por Boff, portanto, é evidente que toda essa temática trabalhada por ele está presente em nossas vidas, fazendo parte do nosso dia-a-dia e sendo cometida por nós mesmos e nota-se que toda essa problemática tem como fundamental participante o captalismo, que gera uma serie de questões onde Leonardo aborda no seu texto.
...