CRIME DE GUERRA NA BÓSNIA: CASO DE RADOVAN KARADZIC
Por: Ticiane_Costa • 3/12/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 462 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
CRIME DE GUERRA NA BÓSNIA: CASO DE RADOVAN KARADZIC
Ticiane Santos da Costa[1]
A guerra da Bósnia, durante 1992-1995, foi um dos principais conflitos na Europa após a Segunda Guerra Mundial, e, a política americana e europeia se torna importante durante esse conflito, assim, fazendo com que possamos entender o novo processo de segurança na região. Foi o acordo de Dayton, criado pelo diplomata americano Richard Holbrooke que foi assinado em 21 de novembro de 1995, naquela cidade americana, o tratado de paz que encerrou a guerra entre sérvios, croatas e mulçumanos que deixou 200 mil mortos.
No entanto, uma das principais falhas no processo de paz é o fato do líder sérvio na Bósnia, durante o cerco a Sarajevo, Radovan Karadzic, ainda não ter sido capturado, que é procurado para responder às acusações de crimes de guerra. Acusado por detenção de milhares de bósnios, mulçumanos e croatas em condições desumanas, por organizar uma limpeza ética em Biljani e acusado do massacre de Srebrenica, onde 8 mil homens e rapazes mulçumanos foram exterminados em julho de 1995, sendo o episódio mais violento no continente europeu após a Segunda Guerra Mundial. Havia sido condenado por crime de guerra pelo Tribunal Penal Internacional, Karadzic, estava em paradeiro desconhecido desde 1995, quando perdeu o poder, foi presidente da Sérvia durante a guerra da Bósnia, em julho de 1995.
Após 13 anos desaparecido foi encontrado disfarçado e usando identidade falsa, trabalhando em uma clínica de medicina alternativa em Belgrado, em julho de 2008, e foi preso, em julho de 2008, o réu com 64 anos, inicialmente detido em um tribunal para crimes de Guerra em Belgrado, mas um juiz sérvia determinou que ele deveria ser transferido para a corte da ONU em Haia, julgamento durou 6 anos e muitos bósnios esperavam por uma condenação exemplar e outros o viam como um herói homem que tudo fez para proteger seu povo. O ex-presidente iugoslavo conseguiu adiar seu processo em várias ocasiões e acabou morrendo repentinamente, antes que ele fosse concluído. Sua morte foi considerada para a promotoria um golpe, que via o réu como principal responsável pelo banho de sangue que dividiu a Iugoslávia. O território ficou dividido entre a federação da Bósnia e Herzegovina e a República Sérvia. Mulçumanos e croatas de um lado; sérvios, do outro. O acordo de paz determinou que os refugiados podiam regressar a casa.
REFERÊNCIAS
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/10/091026_entendakaradzic_ba
Disponível em: 12 de novembro de 2018.
https://www.publico.pt/2008/07/22/mundo/noticia/capturado-radovan-karadzic-antigo-lider-servio-da-bosnia-1336153
Disponível em: 12 de novembro de 2018.
https://www.dn.pt/mundo/interior/karadzic-recorre-a-justica-internacional-para-anular-sentenca-por-crimes-na-bosnia-9280359.html
Disponível em: 12 de novembro de 2018.
DALBORA, José Luis Guzmán. “Crimes internacionais e prescrição”. In: AMBOS, Kai; JAPIASSÚ, Carlos Eduardo Adriano (orgs). Tribunal Penal Internacional. Possibilidades e desafios. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2005.
...