Carreira, Liderança e Trabalho em Equipe
Por: celo92 • 13/6/2017 • Dissertação • 721 Palavras (3 Páginas) • 579 Visualizações
5CAZD - Carreira, Liderança e Trabalho em Equipe
Esdras Conceição de Jesus
Semana 2 – A semana dois foi o ponto de partida da disciplina, e começou com o tema sobre carreira e gestão. Foram definidos os dois tipos de carreiras, não tradicional e tradicional, sendo uma voltada a visão subjetiva quando a ênfase é dada a quantidade de experiências referente as funções na vida e a outra é baseada em evolução profissional. Outro fator importante e que foi abordado na semana dois foi a questão do marketing pessoal como forma de planejamento de carreira.
Semana 3 - Essa semana trouxe a reflexão que precisamos ter em relação a nós como pessoa social e profissional, trouxe também as âncoras de carreira e a carreira paralela, para identificar ancoras de carreira é necessário o autoconhecimento, pois consequentemente a escolha de sua profissão será influenciada por isso. Já a carreira paralela ou carreira Y é nada menos que uma sequencia de posições que uma pessoa pode assumir dentro de uma organização, tanto de natureza técnica quanto gerencial.
Semana 4 – Com o titulo “Dinâmica das relações entre as pessoas e as organizações”, a semana quatro veio com uma introdução que fazia a relação entre organizações e pessoas. Podemos perceber que as organizações vivem para as pessoas e para a sociedade, porém para que haja uma organização de sucesso e que cumpra o seu papel de fornecedor de meios de subsistência é preciso que se tenham trabalhadores motivados.
Outro aspecto interessante que foi tratado nessa semana é a INTERDEPENDÊNCIA que existe entre as pessoas e as empresas, e é possível provar isso quando trazemos a questão dos objetivos pessoais e organizacionais, pois eles andam lado a lado para que se venha obter crescimento profissional e empresarial saudável.
Semana 5 – As redes sociais podem ser definidas como um conjunto estruturado de pessoas ou organizações que se conectam por meio de uma “teia”, ou seja, é necessário que eles estejam ligados entre si com interesses parecidos. Como foi definido anteriormente para que se tenha rede é preciso que exista interesses parecidos ou uma troca de interesses, e a rede interorganizacional é o exemplo dessa prática, pois através dessa rede empresas fazem o comércio de produtos ou serviços, podendo ser dentro da organização ou entre as demais.
Pegando o gancho do tema redes sociais, o autor também traz a problemática da comunicação e ainda utiliza de um jargão bastante utilizado e que de certa forma é muito atual, isso se formos considerar que estamos na era das relações interpessoais e que a comunicação como forma de construir relações e até mesmo o próprio network é bastante essencial.
Semana 6 – A semana seis traz o debate sobre liderança e é superimportante acender esse espirito de liderança, pois sabemos que cada vez mais as empresas têm buscado lideres que tenham o conhecimento teórico, prático e a capacidade de saber lidar e gerenciar as diversas situações que se irá enfrentar. Alguns adjetivos são necessários para que se seja um bom líder, são eles: visão sistêmica, integridade, inspirador, reconhecimento, encorajamento, dedicado, foco no time e respeito que é essencial para que o líder tenha todo o seu grupo de forma unida e aplicada.
...