Caso concretos penal I
Por: Cristina12345 • 23/11/2015 • Resenha • 298 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
Plano 1
- O aluno deverá falar sobre a existência de ilícitos em outras esferas do direito que também possuem caráter sancionador. Deve também procurar no Código de Trânsito, em qual parte se encontra o ilícito do art. 167, para verificar se é crime ou outro tipo de ilícito. Deve ainda expor sobre o princípio da ultima ratio (ou intervenção mínima).
- C
- A
Plano 2
- O aluno deverá indicar os princípios que achar pertinentes e explicá-los. Como sugestão, indico os princípios da insignificância e ultima ratio.
- B
- B
Plano 3
- O aluno deverá falar sobre a aplicação da analogia em benefício da pessoa acusada.
*Essa questão contém erro conceitual. Não se trata de perdão judicial, como vocês verão em Penal II. O que existe no art. 181 é chamado de escusa absolutória, instituto que vocês deverão estudar em Penal III.
- C
- Onde está “Hélio”, leia-se “Fábio”.
- A
Plano 4
- O aluno deverá falar sobre a irretroatividade da lei penal mais grave. Como a nova lei entrou em vigor quando o crime continuado já havia terminado, ela segue a regra geral da irretroatividade. Falar da súmula 711 e explicar por que ela não se aplica.
- A
- C
Plano 5
- Questão fora do conteúdo. Responsabilidade penal da pessoa jurídica. Sim, é possível desde a CF 1988, mas sempre que for denunciada essa pessoa jurídica, o STJ exige a indicação de pelo menos uma pessoa física representante.
- C
*Essa questão possui erro conceitual. O crime é formado pelo fato típico, pela ilicitude e pela culpabilidade, mas “tipicidade” é apenas UM elemento do fato típico. Fato típico e tipicidade NÃO são sinônimos.
3) B
*Há divergências. Alguns autores consideram Omissão de Socorro como crime formal. Mas diante das alternativas apresentadas e como os crimes de mera conduta também não produzem resultado naturalístico, a letra B é a mais correta.
...