Caso conreto - Direito Civil IV
Por: michele2226 • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 312 Palavras (2 Páginas) • 1.947 Visualizações
Exercícios de fixação Posse:
Utilize as classificações da posse estudadas em sala de aula para classificar as posses descritas a seguir:
01) João adquiriu um apartamento novo da Construtora MRT, em Julho deste ano ele se mudou para o imóvel.
Posse Direta
02) João adquiriu um apartamento novo da Construtora MRT, em Julho deste ano ele decidiu alugar o imóvel, tendo o bem sido locado pelo casal Marta e Carlos.
Posse indireta
03) Um grupo integrante do MST derrubou as cercas de uma fazenda, bem como arrombou os seus portões, invadindo assim o imóvel.
Posse Injusta
04) Bruno, tutor de Ana, adquiriu um imóvel da menor, tendo passado a residir no mesmo.
Posse Justa de má fé
05) Clara ganhou de presente de seu namorado um celular, o que a mesma não sabia é que o namorado havia furtado o aparelho da empresa em que trabalha. Clara jamais desconfiou que o namorado seria capaz de ter este tipo de comportamento.
Posse injusta de boa fé.
Caso concreto 1 - Respostas
SUBJETIVA.
O condomínio tem razão na cobrança, pois essas taxas são obrigações propter rem, isto é acompanham o bem. De acordo com o art 1345 o prazo de prescrição dessas cobranças é de 5 anos, conforme o art 206, § V, inciso I do CC.
OBJETIVA 1.
Item D.
OBJETIVA 2.
Item B.
Caso COncreto 2.
SUBJETIVA.
A. A posse é injusta pois, o terreno possui 3 co- possuidores e só caberia tal divisão de comum acordo entre todas as partes. A posse injusta se dá pelo vício da clandestinidade e ainda de má-fé. João agiu de forma diversa o que disponha o art. 1201 do CC, onde diz que - É de boa-fé a posse, se o possuidor ignora o vício, ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa.
B. Sim já que os 2 exercem posse indivisíva do bem, logo tanto um como o outro teriam direito de pleitear a defesa da área comum art 1199, CC.
OBJETIVA 1.
Item E.
OBJETIVA .
Item C.
...