Casos Historia do Direito
Por: Larissa Giro • 19/5/2016 • Trabalho acadêmico • 799 Palavras (4 Páginas) • 239 Visualizações
Página 1 de 4
Caso 1
- Flávio defende a Civil Law, pois a lei é a principal predominância, tem como destaque aos atos legisladores.
Aline defende a Common Law, que é o sistema aperfeiçoado pelos juízes.
- Por que havia predominância dos dois lados, os princípios e regras dos antigos direitos romanos canônicos, os quais associados aos costumes dos povos germânicos que ocupavam a Europa central. Formando-se assim um conjunto de normas jurídicas que estão na base dos ordenamentos dos países direta e indiretamente influenciadas.
- No pais predomina-se a Civil Law, as principais fontes do Direito adotadas aqui são as leis.
Caso 2
- Foram um movimento de grandes frotas, marítimas que lançaram-se nos oceanos; Pacifico, Índico e Atlântico, com dois objetivos principais , descobrir uma rota marítima para as índias e encontrar novas terras para tomar.
Sim , pois partiram com a premissa de encontrar novas terras e ocorreu na época das grandes navegações.
- O direito utilizado em Portugal, tinha influencia o direito romano. Da mesma forma que ele é aplicado na metrópole ele veio para colônia para servir como ordem jurídica.
- Não, pois de acordo com o tratado de Tordesilhas, Roraima fica de fora. De acordo com a divisão ficamos do lado pertencentes a Espanha.
Caso 3
- Sim, pois antigamente a população rural era maior, onde se concentrava as atividades agrícolas. O povo migrou para os centros urbanos, assim, nos dias de hoje os centros urbanos são maiores.
- Há uma certa permanência do preconceito da mulher no mercado de trabalho, seu serviço ainda é menos valorizado em relação aos homens.
Há ruptura na parte de que a mulher era sustentada pelo homem hoje em dia a mulher sustenta a família.
Caso 4
- Não, por que a constituição é inteiramente monárquica.
- A consagração do modelo de monarquia unitarista, pelo qual o imperador nomeia os presidentes da província.
- Sim , em questão dos três poderes existentes, legislativo, executivo , judiciário.
Caso 5
- Sucedeu, que o imperador teve que voltar para Portugal, deixando seu trono para seu sucessor no caso seu filho de 5 anos. Por Pedro ser muito jovem eles elegeram a trina, que era basicamente três governantes que cuidariam da politica do pais até o garoto ter idade para assumir seu trono.
- Sim, houve mais autonomia. Sim pode se dizer que teve um momento de Federação, porem o imperador ainda era o maior poder central.
- Surgiu com a deposição do imperador, vindo a substituir a guarda armada , patrulhando por ruas e grandes posses de terras.
Caso 6
- Sim, pois os negros foram muito prejudicados ao longo da história, isso serviria para diminuir o racismo.
- Lei do ventre livre diz que todos aqueles filhos de negros nascidos depois da aplicação da lei eram livres. A lei do sexagenário diz que todos os negros ficavam livres após a idade de 65 anos , mais aguas negros não se enquadravam em nenhum dos casos.
- Sim o fim da escravatura iria acabar com a agricultura de exportação que era inteiramente em trabalhos forçados. O império não iria conseguir cumprir a demanda.
Caso 7
- Sim, consagrou-se o país como uma república dos EUA , o império usou a república como seu sistema, assim a população passou a escolher seus representantes por voto direto.
- Não, depois d proclamação qualquer união entre poder religioso foi repelido. Pondo em fim o regime de padroado. Então era dever do Estado assegurar a autonomia entre as cidades.
- Depois de a escravidão ser abolida, muitos negros foram a cidades procurar emprego, isso assustou a população pelos os centros urbanos aumentarem, então elaboraram normas para certificar que o controle dominasse.
Caso 8
- Voto de cabresto: É um sistema tradicional de controle de poder politico através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da maquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres no Brasil como características o coronelismo.
Curral eleitora: É a expressão utilizada por historiadores brasileiros na república velha que indicava uma região onde um politico possuía grande influencia, é bastante conhecido ou onde é muito bem votado. A origem da expressão vem do tempo em que o voto era aberto no Brasil.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com