Civil e cláusulas civis
Por: mario_sjb • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 651 Palavras (3 Páginas) • 217 Visualizações
Aluno: Mario Antonio Garcia Teixeira
Direito B – Noturno
Sociologia
- O que vocês entendem por ética?
R - Todos os dias, tanto em nossa vida social, acadêmica, profissional, estamos entrelaçados com a ética, pois estamos expondo nosso caráter diariamente, e somos juízes de nos mesmos. A ética está ligada aos nossos princípios e valores, pois a cada instante estamos sendo testados, tentados e as vezes caímos por terra e nos deixamos corromper, aceitando algo que não é ético receber, traduzindo, deixamos a ética, os bons costumes, valores e princípios de lado e aceitamos, pegamos, abocanhamos, passamos por cima daquilo que na teoria é proibido, mas por traz dos panos e na prática, se pratica! Ética é não ser errado quando os outros não estão vendo. Ética é ser o bom samaritano, mesmo sem o que foi o ajudado saber. Ética é não pegar a última bolacha do pacote, mesmo sabendo que o coleguinha ainda não comeu.
- Que fatores podem levar alguém a ter ou não comportamentos éticos em dadas situações?
R - Fatores como a ganância ou mesmo a necessidade de ter. Valores, princípios, educação de berço. A pessoa por ser ética, mas em algum momento, ela pode deixar de ser, esse momento pode ser de desespero, necessidade, urgência, ou mesmo ganância, vaidade, inveja. Vários fatores contribuem para que se haja eticamente ou não. Exemplo: a mãe honesta, de caráter, que trabalha de faxineira em um hospital, tem um filho doente em casa, mas não tem o dinheiro para o remédio, e o medico deixa uma caixa do remédio que o filho da faxineira precisa, em cima da mesa. Ela necessitando rouba o remédio, para dar ao seu filho. Além de faltar com ética, ela cometeu um crime. A necessidade, o desespero de ver quem ela mais ama a leva a roubar, deixando a ética de lado, juntamente com seus valores e princípios.
Outro exemplo, em uma empresa, dois amigos disputando uma promoção, a amizade é posta em prova, já que os dois querem a promoção. Pode se esperar que nessa disputa, a ética seja deixada de lado, e os dois se digladiem em busca do objetivo, ou continuando as ter ética, podem fazer um jogo limpo, sem as trapaças.
- Como você pode melhorar a ética de suas decisões?
R - Posso melhorar a ética em minhas decisões, pensando no próximo, pensando no meu futuro, na minha família, nos meus amigos, na sociedade. Se eu quero que a sociedade tenha outros como eu ou não, pessoas éticas ou não. Eu tenho que começar a dar o exemplo, primeiramente para mim, para a minha consciência, e também tenho que dar o exemplo aos que estão a minha volta, pois se eu quero um mundo mais ético, o primeiro a fazer que isso aconteça sou eu. Posso melhorar a ética em minhas decisões, pensando se vale a pena, saber que consegui aquilo ou isto, passando por cima de alguém, ou sendo corrupto ou corruptor de algo ou ocasião.
- Pesquise e leia o Código de Ética dos Advogados. Quais regras lhe chamaram mais a atenção.
R - Art. 1º O exercício da advocacia exige conduta compatível com os preceitos deste
Código, do Estatuto, do Regulamento Geral, dos Provimentos e com os demais
princípios da moral individual, social e profissional.
Art. 8º O advogado deve informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a
eventuais riscos da sua pretensão, e das conseqüências que poderão advir da demanda.
Art. 19. O advogado, ao postular em nome de terceiros, contra ex-cliente ou exempregador,
judicial e extrajudicialmente, deve resguardar o segredo profissional e as
...