Comparação entre regimes fiscais de renda tributável
Artigo: Comparação entre regimes fiscais de renda tributável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thalesss • 4/12/2013 • Artigo • 220 Palavras (1 Páginas) • 211 Visualizações
empresa.
Devemos então elaborar um planejamento tributário adequado, analisando as devidas informações necessárias para a tomada de decisão, principalmente ao optar pelo regime de tributação escolhido, este que deverá ser seguido ao longo do exercício, o que resultará em uma redução ou pagamento “indevido” de tributos, fato de grande importância para as empresas e que pode acarretar em evolução ou até mesmo o encerramento da mesma devido à má gestão em relação a regime de tributação.
Metodologia para a execução do trabalho, com ênfase na demonstração da viabilidade de execução.
A metodologia que utilizaremos para a execução do trabalho é a demonstração das formas possíveis de tributação, visando sempre o pagamento de menos tributos.
Para o desenvolvimento do trabalho, apresentaremos uma comparação entre os regimes de tributação Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.
Vamos conhecer as opções mencionadas acima:
Simples Nacional: O SIMPLES é uma forma de tributação que podemos considerar como progressiva, ou seja, à medida do aumento do faturamento, muda-se a alíquota da tributação. Neste regime não são computadas as despesas, sendo o SIMPLES calculado sobre o faturamento mensal.
Esse sistema tributário de recolhimento único abrange o imposto de renda pessoa jurídica, a contribuição social sobre o lucro líquido, o PIS, a COFINS e o INSS – parte da empresa.
Como aspecto positivo, vemos que reduz a burocracia, pois se recolhe imposto e contribuições
...