Conceito Sobre Sociedade Naturalista x Sociedade Contratualista
Por: Bruno Duarte • 14/3/2019 • Dissertação • 548 Palavras (3 Páginas) • 1.619 Visualizações
Teoria do Naturalismo:
A teoria do naturalismo se compõe através da sociedade natural, onde as pessoas sentem a necessidade de se relacionar, de certa forma como se não conseguissem sobreviver sozinhos e começarem a se relacionar por um impulso associativo natural.
O homem por si só é um ser social por natureza como o filósofo ARISTÓTELES comenta de que "o homem é naturalmente um animal político, social e que é por natureza e não por mero acidente", e para haver esta política deve existir uma sociedade independente da forma que foram associadas as pessoas, pois apenas um indivíduo de natureza superior ao homem é capaz de viver totalmente longe de outros homens existentes ao seu redor.
Entre todos os animais na natureza, ou seja, entre os agrupamentos irracionais, o homem é o único que tem o senso de saber qual a diferença do certo e do errado. O Filosofo SANTO TOMÁS DE AQUINO comenta que pode existir 3 tipos de homens de acordo com a teoria naturalista, o Excellentia naturae, o Corruptio naturae e o Malafortuna, que são definidos como o, grande espiritual, alienado mental e o azarado.
Perante as informações ditas pode-se pensar que viver em sociedade é algo natural, pois o homem tende a se associar visando a sua sobrevivência, além de que o trabalho em grupo torna a vida mais fácil para todos, tendo apenas um fato visível para todos que a sociedade é um ato natural
Teoria Contratualista:
A teoria contratualista não diferente da naturalista também se compõe através de uma sociedade, que é a contratual, onde o homem tem a visão de apenas conseguir benefícios através de outro homem, com o intuito de apenas se beneficiar.
A sociedade contratual, tende a crer que a necessidade de se associar a outro homem não vem de um instinto de sobrevivência, onde o homem crê que para sobreviver deve se aliar a outro homem, mas se se associar através de "status" social e benefícios que o outro homem pode oferecer a ele, pois a sociedade contratual surge a partir de um contrato sustentado ramificações, tendo visões de objetivos iguais.
O homem em estado natural fora de um contrato tem a trazer desordem entre a sociedade em que vive, pois não existe instituições políticas entre eles e também se reprimiria por conta de sua natureza que põe a frente sempre a razão. O filósofo HOBBES comenta que o homem em estado de natureza é uma ameaça e diz " A guerra de todos homens contra todos".
Sendo assim a sociedade contratual, condiz que a forma que o naturalismo propõe gera uma certa desconfiança dentro das normas contratuais por conta de o homem agir irracionalmente e que a sociedade em um contrato social, faz com que o homem possa agir racionalmente e assim tendo a formação de uma sociedade.
Naturalismo X Contratualismo:
Vemos que as duas teorias trazem distintas formas de se pensar sobre como o homem pode se associar a outro, se é por instinto ou em influência de se auto beneficiar através de outro homem, mas como ARISTOTELES comenta que os irracionais se unem por instinto e esses instintos nos trazem até a era moderna, que o contratualismo pode se retratar perfeitamente, onde existe a elite que comanda outros homens através de uma política contratual.
Bibliografia:
Elementos de Teoria Geral do Estado. DALMO DE ABREU DALLARI
...