Costumes cultural: Casamento com crianças
Por: Safiramsc • 7/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.514 Palavras (11 Páginas) • 419 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA
Fabiola Silva Brito
Joao Gabriel Silva Rocha
Licivaldo Matias
Noelia Tavares São José
Rejane Soares da Cunha Magalhães
CASAMENTO COM CRIANÇAS
EUNÁPOLIS-BA
2018
Fabiola Silva Brito
Joao Gabriel Silva Rocha
Licivaldo Matias
Noelia Tavares São José
Rejane Soares da Cunha Magalhães
CASAMENTO COM CRIANÇAS
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Antropologia do Curso de Direito, das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, sob a orientação da professora Ane Gabrielle.
EUNÁPOLIS-BA
2018
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1º Costumes cultural: Casamento com crianças 5
2º Como esse costume é realizado? 5
3º Empreenda um olhar de relativismo cultural para o costume em questão 6
4º Empreenda um olhar de etnocentrismo para o mesmo costume 7
5º Como o olhar dominante externo enxerga esse costume? 8
6º Qual o significado atribuído a esse costume por quem pertence a outro contexto cultural e, possui outra programação mental? 8
7º Quais os conflitos que esse costume já causou em função do choque cultural entre a comunidade externa? 9
8º Quais a tentativas de intervenção possíveis processos de manifestação, revolta provocadas? 9
9º Qual o panorama atual em relação a esse costume (possíveis conquistas\legitimação legal ou proibições estabelecidas)? 10
10º Qual seria a melhor saída para resolver esse conflito? 10
CONCLUSÃO 11
REFRÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá demonstrar como é praticado o costume cultural casamento com crianças, onde tem significados diversos de acordo com a cultura. Para a cultura que pratica e tem uma impressão mental como algo comum, necessário e de extrema importância, já para as culturas externas que possuem uma outra impressão mental esse costume praticado não terão os mesmos significados como apresentaremos a seguir.
Abordaremos ainda questões como esse costume é realizado e qual o significado a que representa tanto para que pertence a cultura praticante como também para outras culturas, estaremos empreendendo com o olhar de relativismo e também com um olhar etnocêntrico. Apresentaremos também quais os conflitos que esse costume já causou em função do choque cultural entre a comunidade externa e quais as tentativas de intervenção e possíveis processos de manifestação, ou revolta provocadas.
Será demostrado o panorama atual em relação a esse costume, e como muito respeito e cuidado deixaremos nossa contribuição de qual a melhor saída para resolver esse conflito
1º Costumes cultural: Casamento com crianças
O casamento infantil atravessa países, culturas, religiões e etnias; 46% das meninas menores de 18 anos são casadas no Sul da Ásia; 38% na África Subsaariana; 29% na América Latina e no Caribe; 18% no Oriente Médio e no Norte da África; e em algumas comunidades na Europa e na América do Norte também.
Um relatório do New York Times e outros estudiosos afirmam a origem dos casamentos infantis na Índia para ser devido a Conquista muçulmana no subcontinente indiano que começou há mais de 1.000 anos atrás. Os invasores estupravam meninas hindus solteiras ou a levava como herança, o que levou as comunidades hindus, a casaram suas filhas cedo para protegê-las
2º Como esse costume é realizado?
De acordo com estimativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 7,5 milhões de meninas se casam todos os anos antes de completarem 18 anos de idade – algumas delas pouco depois do décimo ano de vida. Metade desses casamentos são ilegais.
Este não é um costume exclusivo dos indianos, o mundo inteiro tem essas pratica, porém de forma mais sutil, como no Brasil, USA Estados Unidos. Na África notadamente ao norte do Continente, nos países subsaarianos, e vários paises asiáticos Mulçumanos.
Neste trabalho citaremos a Índia por este liderar o Ranking de casamento Infantil, neste país onde a Religião predominante é o Hinduísmo, abrangendo 80% da população, o que tem forte influência nas leis deste pais. Tanto que, em 1772, o Governo inglês ordenou que em todos os processos referentes a casamento, sucessões, castas e demais outros usos e instituições religiosas se aplicassem aos hindus suas próprias leis, dando margem, a partir daquela data, ao reinício do estudo, tradução e interpretação dos livros sânscritos, nos quais estavam codificados todos os corpos das leis hindus.
Visto que, a cultura desse país é bastante diversificada por conta de sua área geográfica e dos vários povos que ali se encontram, olhando a cultura desse país podemos compreender os significados a tal prática. Onde os pais bastante desprovidos de recursos financeiros entregam suas filhas a outras famílias que tenham condição de sustenta-las. Os Pais oferecem suas filhas muito jovem ao casamento, muitas vezes com o temor que o comportamento dessas possa envergonhar a família tradicional, e que muitas vezes o que tem de mais valor é a honra. Por se tratar de um povo bastante religioso almejam zelar pelo nome e imagem da família. Não sendo conduta de suas filhas o que defendem ser correto, poderá arruinar imagem de toda família perante a sociedade.
...