TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Costumes cultural: Casamento com crianças

Por:   •  7/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.514 Palavras (11 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA

Fabiola Silva Brito

Joao Gabriel Silva Rocha

Licivaldo Matias

Noelia Tavares São José

Rejane Soares da Cunha Magalhães

CASAMENTO COM CRIANÇAS

EUNÁPOLIS-BA

2018

Fabiola Silva Brito

Joao Gabriel Silva Rocha

Licivaldo Matias

Noelia Tavares São José

Rejane Soares da Cunha Magalhães

CASAMENTO COM CRIANÇAS

Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Antropologia do Curso de Direito, das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, sob a orientação da professora Ane Gabrielle.

 EUNÁPOLIS-BA

2018


Sumário

INTRODUÇÃO        4

1º Costumes cultural: Casamento com crianças        5

2º Como esse costume é realizado?        5

3º Empreenda um olhar de relativismo cultural para o costume em questão        6

4º Empreenda um olhar de etnocentrismo para o mesmo costume        7

5º Como o olhar dominante externo enxerga esse costume?        8

6º Qual o significado atribuído a esse costume por quem pertence a outro contexto cultural e, possui outra programação mental?        8

7º Quais os conflitos que esse costume já causou em função do choque cultural entre a comunidade externa?        9

8º Quais a tentativas de intervenção possíveis processos de manifestação, revolta provocadas?        9

9º Qual o panorama atual em relação a esse costume (possíveis conquistas\legitimação legal ou proibições estabelecidas)?        10

10º Qual seria a melhor saída para resolver esse conflito?        10

CONCLUSÃO        11

REFRÊNCIAS        12

INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá demonstrar como é praticado o costume cultural casamento com crianças, onde tem significados diversos de acordo com a cultura. Para a cultura que pratica e tem uma impressão mental como algo comum, necessário e de extrema importância, já para as culturas externas que possuem uma outra impressão mental esse costume praticado não terão os mesmos significados como apresentaremos a seguir.

Abordaremos ainda questões como esse costume é realizado e qual o significado a que representa tanto para que pertence a cultura praticante como também para outras culturas, estaremos empreendendo com o olhar de relativismo e também com um olhar etnocêntrico. Apresentaremos também quais os conflitos que esse costume já causou em função do choque cultural entre a comunidade externa e quais as tentativas de intervenção e possíveis processos de manifestação, ou revolta provocadas.

Será demostrado o panorama atual em relação a esse costume, e como muito respeito e cuidado deixaremos nossa contribuição de qual a melhor saída para resolver esse conflito

1º Costumes cultural: Casamento com crianças

O casamento infantil atravessa países, culturas, religiões e etnias; 46% das meninas menores de 18 anos são casadas no Sul da Ásia; 38% na África Subsaariana; 29% na América Latina e no Caribe; 18% no Oriente Médio e no Norte da África; e em algumas comunidades na Europa e na América do Norte também.

Um relatório do New York Times e outros estudiosos afirmam a origem dos casamentos infantis na Índia para ser devido a Conquista muçulmana no subcontinente indiano que começou há mais de 1.000 anos atrás. Os invasores estupravam meninas hindus solteiras ou a levava como herança, o que levou as comunidades hindus, a casaram suas filhas cedo para protegê-las

2º Como esse costume é realizado?

De acordo com estimativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 7,5 milhões de meninas se casam todos os anos antes de completarem 18 anos de idade – algumas delas pouco depois do décimo ano de vida. Metade desses casamentos são ilegais.

Este não é um costume exclusivo dos indianos, o mundo inteiro tem essas pratica, porém de forma mais sutil, como no Brasil, USA Estados Unidos. Na África notadamente ao norte do Continente, nos países subsaarianos, e vários paises asiáticos Mulçumanos.

Neste trabalho citaremos a Índia por este liderar o Ranking de casamento Infantil, neste país onde a Religião predominante é o Hinduísmo, abrangendo 80% da população, o que tem forte influência nas leis deste pais. Tanto que, em 1772, o Governo inglês ordenou que em todos os processos referentes a casamento, sucessões, castas e demais outros usos e instituições religiosas se aplicassem aos hindus suas próprias leis, dando margem, a partir daquela data, ao reinício do estudo, tradução e interpretação dos livros sânscritos, nos quais estavam codificados todos os corpos das leis hindus.

Visto que, a cultura desse país é bastante diversificada por conta de sua área geográfica e dos vários povos que ali se encontram, olhando a cultura desse país podemos compreender os significados a tal prática. Onde os pais bastante desprovidos de recursos financeiros entregam suas filhas a outras famílias que tenham condição de sustenta-las. Os Pais oferecem suas filhas muito jovem ao casamento, muitas vezes com o temor que o comportamento dessas possa envergonhar a família tradicional, e que muitas vezes o que tem de mais valor é a honra. Por se tratar de um povo bastante religioso almejam zelar pelo nome e imagem da família. Não sendo conduta de suas filhas o que defendem ser correto, poderá arruinar imagem de toda família perante a sociedade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com